Publicado em Segunda - 06 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

Nortel fecha contrato com Governo dos EUA por US$ 300 mi

O braço governamental da Nortel conseguiu fechar um contrato com o Governo dos Estados Unidos, mais especificamente com a administração de seguridade social no país, de 300 milhões de dólares por um período de 10 anos para fornecer serviços de telefonia IP e para a criação de uma rede convergente de dados e voz.

De acordo com informações da Nortel, o projeto será uma das maiores implementações de VoIP em todo o mundo. A nova estrutura vai substituir o atual sistema de telefonia em 1,600 escritórios, incluindo um contact center. Entre os objetivos do contrato está a melhoria dos níveis de serviço, redução de custos operacionais e de manutenção e abrir a possibilidade para novas aplicações e serviços.

A Nortel vai fornecer hardware e software para VoIP, além de cuidar da integração e da entrega de serviços para todos os escritórios da administração de seguridade social dos EUA.
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Fabricantes de servidores testam nova geração de chips Xeon no Brasil

Publicado em Sábado - 04 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

A Intel informou nesta sexta-feira (03/08) que fabricantes no Brasil já estão avaliando a plataforma de processadores Quad-Core Xeon 7300 para servidores. A expectativa, segundo Marcel Saraiva, gerente de produtos para servidores da Intel para América Latina, é que até o final de 2007 já existam servidores sendo oferecidos no mercado nacional.

A partir do terceiro trimestre deste ano, as placas Intel já estarão preparadas para receber os processadores de 45 nanômetros (nm), incluindo o Quad-Core Xeon 7300. Quem adquirir servidores com estas placas, mas usando processadores com tecnologia de 65 nanômetros (os slots são compatíveis), poderão apenas substituir para o novo modelo, quando lançado.

Os servidores baseados novo Xeon 7300 apresentam uma série de mudanças em relação às máquinas com Xeon 7100, incluindo barramento único entre o processador e o chipset, além de modificações aplicadas à memória e à placa-mãe.

De acordo com a Intel, plafaforma oferece desempenho até 16 vezes maior e proporciona alta economia operacional, como menor necessidade de administração.

A Sun, por exemplo, tem um acordo mundial com Intel para oferecer servidores com quatro ou mais desses processadores otimizados para a plataforma Solaris até o final do ano.

Cronograma de lançamentos
Servidores monoprocessados com Quad-Core e Dual Core Xeon 3000, de 45 nn estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre do próximo ano.

Já os chips Xeon 5000 para servidores bi-processados de 45 nanômetros, apelidados de Penryn, chegam ao mercado até o final de 2007. Ainda neste trimestre, a Intel começa a oferecer placas compatíveis para receber as versões de 45 nm.

A evolução dos processadores Itanium 9000, fabricados em 90 nanômetros, evolui para a plataforma Montvale, de 65 nanômetros, até o final do ano. Sua evolução, um chip Quad-Core apelidado de Tukwila, está programada para 2008.

Segundo Marcel, ao contrário do restante da linha de chips para servidores, os modelos Itanium não serão produzidos em 45 nanômetros. A linha, chamada Poulson, será produzida no processo de 32 nm, mas ainda não sem data definida de lançamento.
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Conexão à web de baixo preço começa a valer a partir de hoje em todo o País

Publicado em Sábado - 04 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

Começa a valer a partir desta sexta-feira (03/08), em todo o Brasil, a conexão à internet a preços subsidiados pelas concessionárias em todo o País. A conexão a 7,50 reais mensais faz parte do programa Computador para Todos, lançado em 2005, mas só agora se torna realidade.

O nome do programa, inclusive, era inicialmente PC Conectado, mas, diante da dificuldade em viabilizar a conexão das máquinas - que tiveram incentivos como isenção de PIS/Cofins e financiamento com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - passou a ser chamado no governo de Computador para Todos.

Em maio deste ano, o ministério conseguiu chegar a um consenso com as concessionárias de telefonia fixa Brasil Telecom, Oi, Telefônica, Sercomtel e CTBC, que vão subisidiar a conexão em banda estreita de seus assinantes.

O projeto teve de ser, em seguida, formatado e encaminhado para a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que aconteceu no final de maio.

As operadoras, entretanto, pediram que a nova tarifa só entrasse em vigor a partir de hoje para se adaptar e passar a transição na migração pulso/minuto.

Para ter acesso ao preço diferenciado, o assinante deve ligar na central de sua operadora e pedir seu cadastro. Ele terá acesso a 600 minutos mensais (10 horas) de navegação na internet por esse preço.

O ministério, no entanto, salienta que os 600 minutos não poderão ser descontadas do período de tarifa reduzida de telefonia, que vigora nos finais de semana e da meia noite às 6 da manhã nos dias úteis. Serão 10 horas ao mês além desses horários.

Além disso, como cada linha telefônica tem uma franquia de 200 minutos, caso o usuário não a utilize nas conversas, poderá acrescentar esses minutos também na sua navegação à internet.

José Luiz Maio de Aquino, da assessoria especial da Presidência da República, explica que, a partir do cadastro junto à operadora, a tarifa de 7,50 reais passará a ser um desconto fixo na conta mensal, o consumidor utilize ou não para a navegação.

O preço também não inclui o provedor, que deverá ser contratado à parte.
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Intel libera overclocking em novo processador

Publicado em Sexta - 03 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

O modelo Core 2 Duo Extreme QX6830, lançado no mês passado, está tecnicamente preparado para ser turbinado, mas o risco da operação é do usuário

Fazer overclocking em processadores sempre foi uma forma que os usuários encontraram para, digamos, tirar uma performance maior do que aquela para a qual o chip foi projetado.

Desencorajado pelos fabricantes em função do risco de danificar permanentemente o componente, o overclocking é, pela primeira vez, autorizado por quem produz o chip.

A Intel permitiu que o processo fosse realizado com o processador Core 2 Duo Extreme QX6830, lançado no mês passado. Ricardo Torres, engenheiro de aplicações da Intel do Brasil, diz que este é o primeiro processador da marca “tecnicamente preparado” para receber overclocking.

“Os usuários estão liberados para fazer os ajustes finos que desejarem para extrair maior capacidade de processamento do processador”, explica.

Riscos envolvidos
O usuário que decidir turbinar do Core 2 Duo Extreme QX6830, porém, deve ficar alerta. Segundo Torres, embora o equipamento permita o overclocking, é preciso saber exatamente como fazê-lo e até que ponto é possível prosseguir com o procedimento.

Ainda que liberado pela Intel, o risco continua sendo por conta do usuário. “Se o processador for danificado por causa do overclocking, ele perderá a garantia”, afirma Torres.
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Sony revela placa-mãe para processador de alto desempenho Cell

Publicado em Quarta - 01 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

A ser demonstrada em feira nos EUA, placa integrará chip do PS3 com processador gráfico RSX para alto desempenho gráfico

A Sony desenvolveu um protótipo de placa-mãe baseada no seu processador Cell, o mesmo chip de alto desempenho usado no PlayStation 3, e deverá mostrá-lo durante um evento nos Estados Unidos na próxima semana.

O chip Cell é produto de uma joint-venture entre IBM, Sony, Sony Computer Entertainment e Toshiba. Cada chip contém um processador principal e oito subchips que oferecem até 230 GFlops de processamento.

O protótipo Cell Computing Board, que é pequeno o suficiente para ser integrado a um servidor de tamanho 1U dentro de um rack de 19 polegadas, combina o chip Cell Broadband Engine e o processador gráfico RSX.

Esta parceria resulta em uma plataforma de computação de alto poder que vai além do chip Cell sozinho, afirmou a Sony. A companhia não revelou dados precisos sobre o desempenho da placa.

O acessório será revelado na feira Siggraph que acontecerá a partir do dia 7 de agosto em San Diego.

O evento é focado na indústria da computação gráfica e a Sony fará demonstrações do projeto, afirmou a companhia, como a renderização em tempo real de imagens com quatro vezes mais resolução que HDTV.

A Toshiba já revelou sistemas de computação baseados no Cell para trabalhos de computação gráfica. No evento Ceatec do ano passado, no Japão, a companhia revelou o desenvolvimento de estações de trabalho que poderiam lidar com diversas reproduções em HDTV e captura de movimento em tempo real.

No futuro, tanto Sony como Toshiba estão trabalhando juntas em versões mais poderosas do chip para uso em computadores de altíssimo processamento e versões menores para uso em eletrônicos de consumo além do console PlayStation 3.
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Confira as dez ameaças via e-mail mais perigosas de julho

Publicado em Quarta - 01 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

As ameaças via e-mail voltaram a aparecer nos índices de ataques mensais das empresas de segurança, contrariando a tendência dos últimos dois meses.

A Fortinet identificou os dez códigos maliciosos mais ativos em julho deste ano. O primeiro da lista foi o W32/Netsky.P@mm 9.52%, um worm de distribuição em massa que usa o próprio mecanismo SMTP para enviar cópias aos endereços de e-mail presentes no dísco rígido. Ele pode ser espalhado também por programas de compartilhamento de arquivos.

Esse tipo de ataque foi rastreado com mais intensidade nos Estados Unidos, entre os e-mail de e-card. Nesta época do ano é comum a troca de cartões devido às férias. A dica dos especialistas é de não abrir a mensagem e manter o antivírus atualizado.

Na verdade, a única inovação em toda esta tempestade de e-cards está no seguinte fato: se você, por engano ou não, requisitar a página principal em vez de copiar o código malicioso inteiro no seu navegador (ou clicar nele, quando o HTML estiver desativado em seu e-mail), o servidor web absorve os recursos da caixa infectada que ele se apropria e serviria para o usuário como uma carga de javascripts maliciosos, explica Guillaume Lovet, diretor da equipe de pesquisa global, da Fortinet.

Considerado JS/Agent.KD e variantes, esses javascripts tentam técnicas básicas de exploração de navegador, para colocar mais trojans no seu disco rígido, completa.

Lista dos perigos mais ativos:
2 - HTML/Iframe_CID!exploit 8.42%
3 - W32/Bagle.DY@mm 4.71%
4 - W32/Dialer.PZ!tr 3.62%
5 - W32/Grew.A!worm 3.09%
6 - W32/ANI07.A!exploit 2.88% 7 - W32/Netsky!similar 2.66%
8 - W32/Bagle.GT@mm 2.53%
9 - W32/Sober.AA@mm 2.30%
10- W32/Virut.fam 2.27%.
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Solução nacional melhora e agiliza desenvolvimento de sistemas em php

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2007 | por Luiz Celso

A solução Scriptcase, da pernambucana NetMake, promete reduzir em 70% o tempo de trabalho no desenvolvimento de soluções para a internet. O software permite a criação de sistemas como formulários, consultas gerenciais, relatórios em diversos formatos com exportações automáticas para PDF, XML, XLS, RTF, para o ambiente web.

“A média de desenvolvimento cai de seis meses para dois meses”, garante Rosangela Oliveira, diretora do Scriptcase. A ferramenta gera sistemas web baseados em banco de dados, tais como Sql Server, Oracle, PostgreSql, Mysql, entre outros, que podem ser utilizados posteriormente em ambiente Windows ou Linux e operando com suporte Ajax.

O Scriptcase já é usado em 15 países e por mais de 1,2 mil empresas públicas e privadas. Vale a pena experimentar.
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O fim da tarifação por pulso

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2007 | por Luiz Celso

A partir de 1º de agosto de 2007, todos os 34 milhões de assinantes de concessionárias de telefonia fixa local (Telemar, BrT, Telefônica, CTBC e Sercomtel) terão migrado para planos de serviço onde as chamadas locais fixo-fixo são cobradas por minuto de utilização.

Nas localidades em que as concessionárias não implantaram esta nova forma de cobrança, as chamadas locais para telefones fixos que excederem a franquia mensal não serão mais cobradas.

Entre os meses de março a julho os assinantes tiveram a oportunidade de optar entre o plano básico e o plano alternativo (PASOO), este último mais adequado para quem utiliza Internet discada fora do horário de tarifa reduzida ou costuma fazer chamadas telefônicas de longa duração (3 minutos ou mais). Quem não explicitou uma opção foi migrado para o plano básico.

Muitos já receberam a sua 1ª conta com a cobrança em minutos, outros a receberão em agosto. Seguem aqui algumas recomendações para quem quer economizar com esta mudança.

1) Compare a nova conta por minuto com a conta anterior

Verifique se a sua despesa com chamadas locais fixo-fixo locais variou muito em relação à média dos meses anteriores. É importante lembrar que a mudança de pulso para minuto afeta apenas o valor cobrado pelas chamadas fixo-fixo locais. Assim, ao se comparar uma conta antiga com a nova, o que se deve avaliar é o valor pago com este tipo de chamadas.

Lembre-se também que as tarifas de telefonia fixa foram reajustadas a partir de julho com índices que variaram de 1,8% (Telemar) a 2,2% (Telefônica). O valor da assinatura deve incorporar este reajuste na próxima conta. Já o valor do minuto das chamadas fixo-fixo locais só deve ter seu valor reajustado a partir de 1º de outubro. Esta medida foi adotada para permitir que o usuário compare mais facilmente o seu gasto antes e depois da conversão de pulso para minuto.

2) Solicite um detalhamento de sua conta

O envio da conta detalhada pela operadora não é automático. Você tem que solicitar. Basta, no entanto, um único pedido do usuário para que ele passe a receber gratuita e continuamente as suas contas detalhadas. O fornecimento do detalhamento das ligações locais é gratuito, desde que seja pedido em até 120 dias do vencimento da conta.

3) Analise opções de economizar

De posse destas informações você pode:

* Verificar se o seu padrão de consumo está adequado ao plano que você escolheu;
* Se as chamadas locais estão sendo cobradas corretamente;
* Se o seu telefone está sendo usado indevidamente, com chamadas mais longas do que o necessário.

Será possível também comparar mais facilmente o custo do serviço com o de outros provedores que já cobram estas chamadas por minuto.


Finalmente, é importante lembrar que, em geral, o custo das chamadas locais fixo-fixo não é a parcela maior da conta telefônica, sendo inferior ao valor da assinatura e das chamadas para celular (fixo-móvel). O preço por minuto de uma chamada fixo-móvel é, em média, sete vezes maior que o de uma chamada fixo-fixo.
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Crise aérea muda hábitos de executivos de TI

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2007 | por Luiz Celso

Ao mesmo tempo em que o governo brasileiro esboça iniciativas para tentar solucionar a situação de caos que se abateu sobre os aeroportos brasileiros nas últimas semanas, executivos da área de tecnologia – assim como os milhares de passageiros vítimas dos transtornos pelo País – também estão modificando seus hábitos para conviver com o novo cenário.

As tão freqüentes viagens bate-volta de um único dia para reuniões em clientes têm dado lugar a vídeo ou audioconferências, home office e mesmo reuniões em clientes. Este é o caso da Dell, que tem sua sede administrativa, além do call center e de um centro de desenvolvimento de software, no Rio Grande do Sul.

A companhia decidiu recomendar a todos os seus funcionários que evitem as viagens aéreas por enquanto, uma semana depois do maior acidente aéreo da história do País, em um vôo justamente entre a capital do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e São Paulo.

Vários dos executivos da companhia tinham o costume de utilizar o vôo 3054 da TAM nas vindas a São Paulo, mas felizmente nenhum deles estava no vôo daquele 17 de julho, que vitimou cerca de 200 pessoas.

De acordo com o diretor geral da companhia, Raymundo Peixoto, ele mesmo pretende espaçar mais as vindas antes semanais a São Paulo até que a situação nos aeroportos se estabilize. Segundo ele, em entrevista ao COMPUTERWORLD, a companhia tem utilizado recursos como videoconferência com mais freqüência desde a semana passada e, em alguns casos, chega a utilizar a infra-estrutura de parceiros quando precisa fazer reuniões.

A fabricante de computadores também opta pelo home office para boa parte de sua equipe, como explicou o diretor. Em São Paulo, por exemplo, onde a Dell não tem escritórios, a companhia emprega cerca de 60 pessoas, todas trabalhando a partir de suas próprias casas.

Peixoto acrescenta que em outras regiões, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília, a companhia também é representada por profissionais que trabalham em casa. Mesmo em Porto Alegre, nossa equipe de vendas trabalha via home office, acrescenta.

A Stefanini, também tem reforçado seus contatos à distância, conforme destaca Silvio Passos, vice-presidente de serviços da empresa. Desde o acidente da Gol, cerca de 10 meses atrás, a companhia tem tentado readequar seus compromissos e planejamentos para reduzir os eventuais impactos da crise aérea.

“Já incentivamos há algum tempo a interação de forma remota. Embora seja terrível, uma situação como essa chega até a ajudar na mudança de cultura”, comenta.

No entanto, Passos sinaliza que os transtornos trazidos pela situação tumultuada nos aeroportos são minimizados pela existência de bases locais da companhia espalhadas pelo Brasil.

“Diferentemente de outras consultorias, criamos operações completas em centros de consumo grandes, capazes de percorrer totalmente o ciclo, desde a prospecção comercial, pré-vendas até o delivery”, diz, enfatizando as operações no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.

Mudanças permanentes
Para Yim King Po, presidente da integradora YKP, o impacto da crise aérea vai além de transtornos pontuais. Em sua avaliação, a situação vivenciada pelo País deverá contribuir para modificar de forma permanente alguns hábitos de clientes e fornecedores da área de TI.

“A prestação remota de serviços de tecnologia está se tornando mais constante em virtude da dificuldade de locomoção. O que era visto com restrição por muitos clientes já tende a ser aceito com mais facilidade”, comenta. Na avaliação do executivo, estão nessa lista serviços como suporte técnico, help desk e desenvolvimento.

Essa adoção praticamente forçada do contato à distância talvez contribua para colocar o Brasil em um nível de maturidade semelhante aos Estados Unidos e Europa em relação ao uso das ferramentas de contato remoto.

“Nessas localidades é muito comum a compra por telefone e o atendimento online em diversas situações. Por outro lado, o latino gosta de conversar pessoalmente no momento de fechar um negócio. Mas nesse momento, o funcionamento dos negócios vai precisar se readaptar, em hardware, software ou serviços de TI, sob pena de impacto financeiro”, diz.

O diretor-presidente da YKP ressalta ainda que a crise do setor aéreo pode favorecer os canais de distribuição. “Essa situação fortalece os canais, ao passo que dá a eles mais autonomia de atuação. A proximidade com o cliente faz com que empresas até então adeptas totalmente ou parcialmente do modelo direto, considerem também essa alternativa”, conclui.
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Brasil pode enfrentar apagão digital

Publicado em Domingo - 29 de Julho de 2007 | por fgp

Os mesmos ingredientes que provocaram o “Caos Aéreo” estão prontos para repetir a mesma “receita de desastre” em outro importante setor da economia brasileira.
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