Publicado em Terça - 05 de Junho de 2007 | por Luiz Celso

Linux, Unix, BSD Banco Sul Africano migra 12000 desktops pra Linux

A Novell da África anunciou que fez um acordo com o First National Bank daquele país para padrozinar os 12.000 desktops em 680 agências com os produtos Linux da empresa.

Esse deve ser a maior migração pra Linux da África do Sul.

O diretor de operações da Novell afirmou que a instalações como essa continuam a demonstrar o valor e a atualidade do desktop Linux para clientes empresariais.
Leia mais...

Gerais Google incorpora reconhecimento de rostos

Publicado em Segunda - 04 de Junho de 2007 | por fgp

O Google tem melhorado considerávelmente o serviço de buscas de imagens em seu portal, por exemplo, agora é possível pedir ao sistema apresentar somente rostos nos resultados de pesquisa.
Leia mais...

Gerais Voltando e trazendo o Coelhinho Malvado

Publicado em Segunda - 04 de Junho de 2007 | por Luiz Celso

Praga para o OpenOffice; alerta para possíveis novas falhas no pacote open source que tem as funções do Microsoft Office.
Leia mais...

Linux, Unix, BSD China acelera desenvolvimento do Open Office

Publicado em Segunda - 04 de Junho de 2007 | por Luiz Celso

A Academia Chinesa de Ciência anunciou um acordo com a Sun para melhorar o Red Office que é a versão em língua inglesa do Open Office.

O anúncio permitirá que novas características locais sejam adicionadas ao produto, além de melhorias na base do aplicativo.

Adicionalmente, cerca de 50 engenheiros irão trabalhar em tempo integral no projeto Open Office, garantindo qualidade, estabilidade, testes no software.
Leia mais...

Gerais Brasil deve vender mais PCs que TVs este ano

Publicado em Segunda - 04 de Junho de 2007 | por Luiz Celso

O Brasil deve vender em 2007 mais computadores do que aparelhos de TV pela 1a vez na história do varejo.
Leia mais...

Gerais Ericsson e Sun desenvolverão servidor de código aberto

Publicado em Terça - 08 de Maio de 2007 | por fgp

A fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson anunciou na terça-feira que vai unir forças com a Sun Microsystems para desenvolver um servidor de aplicativos multimídia, baseado na tecnologia Java com código aberto.
Leia mais...

Segurança Intelbras expande atuação e abre unidade de negócios

Publicado em Terça - 08 de Maio de 2007

A Intelbras, líder nacional em centrais telefônicas para pequenas e médias empresas anunciou a expansão de sua atuação no mercado.
Leia mais...

Segurança Digg vs. Indústria de Proteção Anticópia

Publicado em Quinta - 03 de Maio de 2007 | por Luiz Celso

Kevin Rose, o fundador do Digg.com, jogou a toalha na noite desta terça-feira (01/05). Até então, executivos do Digg gastaram horas em uma batalha inútil ao tentar remover repetidos posts publicados pela comunidade do popular serviço que continham a chave necessária para quebrar a encriptação AACS, usada pelos discos de alta definição HD-DVD e Blu-Ray.

A companhia começou a remover os posts após receber uma ameaça de outra empresa que alega que os posts violavam sua propriedade intelectual.

Assim que o Digg removeu um post com os dados, outro apareceu quase que instantaneamente, seguidos por dezenas de outros.

No fim, Rose desistiu e anunciou em um post no blog do Digg que a companhia não brigaria mais com seus usuários por isto.

Vocês prefeririam ver o Digg lutando a se curvar a uma grande companhia. Nós escutamos vocês e pararemos de deletar histórias ou comentários que contenham o código e negociaremos, independente das conseqüências, escreveu Rose.

Se perdermos, pelo menos nós morreremos tentando, continuou. Seu post não revelou o nome da fonte que enviou o documento com ameaças, mas é provável que a carta tenha vindo da AACS Licensing Administrator, que administra a tecnologia de encriptação.

Porquê a chave de AACS, que estava disponível há meses na internet, atraiu tanta atenção a ponto de ser removida do Digg não ficou imediatamente claro.

Quem controla a AACS está tentando fechar sites que publicam a chave de 128-bits na íntegra, escreveu Ed Felten, professor de ciência da computação e política pública da Universidade de Princeton, no blog Freedom to Tinker.

É improvável também que tais atitudes atinjam sucesso, dada a popularidade e o alcance que as chaves já atingiram na internet.

As chaves permanecerão online de qualquer maneira, e a companhia que as administra está apenas fazendo papel de boba, finalizou Felten.
Leia mais...

Network Militar gaúcho é condenado por pedofilia na Internet

Publicado em Quinta - 03 de Maio de 2007 | por Luiz Celso

A 8ª Câmara Criminal do TJRS manteve a condenação de major do Exército Nacional que publicava cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes na Internet. Segundo o TJRS (Tribunla de Justiça do Rio Grande do Sul), os fatos ocorreram no ano de 2002, na cidade de Santa Maria (RS), quando o militar de 36 anos enviava por e-mail a outras pessoas fotografias conteúdo pedófilo.

Os crimes foram confirmados pela perícia realizada no computador apreendido em sua residência. Os diálogos gravados comprovaram que ele trocava material pornográfico inclusive com pessoas de origem estrangeira.

Segundo o Desembargador Marco Antônio Ribeiro de Oliveira (Relator), a comprovação dos acontecimentos demonstra infração ao artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “tendo em vista que o major permitiu a difusão de imagens para um número incerto de pessoas, assim tornando-as públicas”. Enfatizou que, mesmo as crianças e adolescentes não tendo sido identificadas, o crime está caracterizado, pois o artigo 241 do Estatuto aborda apenas o gênero do sujeito passivo da conduta – criança e/ou adolescente.

Para o Relator o fato de ser militar aumenta a culpabilidade, tendo a pena-base sido fixada em dois anos de reclusão, substituída por prestação de serviços à comunidade e multa de 10 salários mínimos.
Leia mais...

Gerais Criminosos substituem e-mails por ataques a sites

Publicado em Quarta - 02 de Maio de 2007 | por Luiz Celso

Com os internautas mais preocupados com as ameaças que chegam via correio eletrônico, os criminosos da web resolveram alterar sua estratégia. Agora, para complicar nossa vidas, eles centram fogo em ameaças que atacam via sites.

Prova disso é o estudo que acaba de ser divulgado pela empresa de segurança Sophos, com a lista das ameaças mais ativas em abril de 2007. Mais de 245 mil páginas da internet abrigando arquivos nocivos foram identificadas pela empresa no período. Em primeiro lugar ficou o invasor conhecido como Mal/frama, encontrado em 44,7% dos casos. Ele procura por vulnerabilidades em sites legítimos e insere códigos nocivos nas páginas. Ao visitar o endereço contaminado sem as atualizações e softwares de proteção necessários, o internauta infecta seu computador.

Para não ser vítima desse tipo de ataque, é preciso atualizar sempre o sistema, ter ferramentas de proteção como antivírus, firewall e anti-spyware e, mesmo assim, estar atento a notícias sobre novas vulnerabilidades de Zero Day (Saiba mais sobre em nosso especial sobre ataques de Dia Zero). Veja, também, nossas dicas para fujir de golpes virtuais.
Leia mais...