Publicado em Sexta - 17 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

Gerais Curitiba ganha fábrica de software para exportação

A cidade de Curitiba (PR) foi o local escolhido pela Atos Origin, consultoria de TI, para implantação de um centro de offshore, ou seja, uma unidade de desenvolvimento de soluções para atender o mercado de exportação. O novo empreendimento deverá gerar 200 empregos em 2007 e 2 mil até 2010, informa a empresa.

O novo centro de desenvolvimento da Atos Origin vai oferecer soluções em fábrica de software, testes de aplicações e áreas de negócios para atender empresas dos setores de telecom, utilities, bem como usuárias de ERP (sistema de gestão empresarial) da SAP.

“A iniciativa é uma mostra da importância do Brasil dentro da estratégia de offshore do grupo Atos Origin. A partir de agora, aquelas empresas com demandas em offshore podem contar com mais uma opção de serviço”, afirma Sérgio Bartoletti, CEO da Atos Origin América do Sul.

Um dos diferenciais do Centro de Offshore, segundo Bartoletti, é a gestão do desenvolvimento do software, por meio da fábrica de software e fábrica e testes. Segundo ele, os clientes da empresa vão poder escolher a melhor solução e optar pela cadeia completa ou por partes específicas de desenvolvimento de aplicações.
Leia mais...

Network Ferramenta mostra que CIA, Wal-Mart e Diebold alteram artigos na Wikipedia

Publicado em Quinta - 16 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

A ferramenta Wikipedia Scanner, que aponta o endereço IP de quem edita os artigos da enciclopédia online, revelou que funcionários do Wal-Mart, da Agência Central de Inteligência (da sigla em inglês, CIA) e da fabricante de urnas eletrônicas Diebold alteraram, de forma supostamente questionável, o conteúdo de alguns artigos que têm relação com seus negócios.

Entre as alterações feitas pela CIA, estão dados sobre um escândalo sexual envolvendo o papa Bento XVI, sobre a presidência de Richard Nixon, informações técnicas de instalações da marinha e aeronáutica e até uma onomatopéia no artigo de Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã.

Algumas pessoas da rede Wal-Mart mudaram uma linha que mencionava o salário de seus funcionários. O artigo original dizia que “os salários no Wal-Mart estão 20% abaixo dos de outras lojas de varejo”. Já o artigo revisado diz que “a média salarial no Wal-Mart é quase o dobro do salário mínimo federal.”

Uma pessoa não identificada da divisão da Diebold Election Systems, que produz urnas eletrônicas, cortou grandes partes de um texto que falava sobre a integridade na segurança das urnas eletrônicas da empresa.

A Wikipedia Scanner foi desenvolvida pelo futuro estudante do California Institute of Technology, Virgil Griffith, que afirmou, em seu site, querer “criar pequenos desastres de relações públicas para empresas que não gosto”.

Outros destaques do COMPUTERWORLD:
> Conexão a R$ 7,50 pode beneficiar 10 milhões
> "Plano de vencimento de cookies do Google é inútil", diz crítico
> Acesso à internet reflete desigualdade social
> Sete formas de manter sua pesquisa secreta
> Você conhece as 20 maiores vulnerabilidades da internet?

Ele admitiu ser impossível ter certeza se as edições foram feitas por alguém de uma das organizações, mas o IP revela que a edição veio de sua rede de comunicação de cada uma das empresas. O resultado é fornecido após o cruzamento de dados dos responsáveis pelas edições com os IPs de grandes corporações norte-americanas.

Um porta-voz da Wikipedia na Alemanha se referiu à ferramenta como um “bom desenvolvimento” e encorajou outros pesquisadores a baixar dados da enciclopédia online e sair por aí espiando. “Com certeza, temos muito a descobrir”, declarou.
Leia mais...

Windows Microsoft libera maior pacote de correções de software desde fevereiro

Publicado em Quarta - 15 de Agosto de 2007 | por fgp

Atualização, que corrige 14 falhas, é considerada também a mais relevante do ano por especialistas da área.
Leia mais...

Segurança Conselho Europeu pedirá mais proteção para usuários de Internet

Publicado em Quarta - 15 de Agosto de 2007 | por fgp

São Paulo, 14 de agosto de 2007 - O Conselho Europeu pretende discutir a regulamentação dos direitos dos usuários da rede no Fórum de Governança da Internet, que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro, de acordo com sites internacionais de notícias.
Leia mais...

Network CIEE oferece curso gratuito de tecnologia em redes e roteamento

Publicado em Quarta - 15 de Agosto de 2007 | por fgp

São Paulo - Curso em parceria com a Cisco Systems, Telecon e Ainet é voltado a estudantes do ensino técnico ou superior em tecnologia.
Leia mais...

Network Ações da VMware têm valorização de 90% no 1º dia

Publicado em Terça - 14 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

O IPO de 10% das ações da VMware, empresa controlada pela gigante de storage EMC, teve um desempenho impressionante no seu primeiro dia de negociação. Depois da definição de preço inicial em 29 dólares por ação (acima da estimativa inicial, que foi de 23 a 25 dólares), a EMC vendeu 33 milhões de papéis e viu as ações da empresa fecharem o primeiro dia valendo 57,26 dólares, alta de 78%, mas durante o dia os papéis tiveram valorização de 90% sobre o preço inicial.

Na prática, isso significa que a empresa tem um valor de mercado estimado em cerca de 18 bilhões de dólares, o que coloca a VMware na lista das vinte maiores empresas de software do mundo.

A estimativa inicial da EMC, de levantar 740 milhões de dólares com a oferta pública de ações, comprovou-se realmente tímida, já que a estimativa é que a gigante de storage tenha levantado algo em torno de 957 milhões de dólares.

Em fóruns de discussão, internautas apontam o valor de ação em 55 dólares como ainda uma boa compra, indicando uma expectativa aidna maior de crescimento para a companhia.
Leia mais...

Gerais Falso software de VoIP instala programa espião

Publicado em Segunda - 13 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

Com a promessa de permitir ligações gratuitas para qualquer telefone no Brasil, criminosos instalam calavo-de-tróia que rouba senhas bancárias

A promessa é tentadora. Fazer ligações para qualquer telefone (fixo ou celular) sem gastos. Basta instalar um programa e sair ligando. Para convencer a vítima, o texto (detalhe abaixo) diz que tudo é financiado por patrocinadores, que o remetente testou e tudo funcionou sem problemas.

Como obter o programa (identificado na mensagem como Gizmo)? É só visitar o site citado no e-mail. Digitado o endereço no browser, surge uma tela bem convincente, com texto em português e explicações, com botão para download.

Basta fazer o download e instalar o programa, certo? Nada disso. Quando a vítima clica, aparece uma mensagem de erro, e o programa nocivo Trojan-SpyWin32.Banker.ciy é instalado. Ele monitora o sistema e rouba senhas bancárias, além de trazer para o PC outros malwares.

Em um teste com 32 softwares de proteção; apenas 13 identificaram o invasor, o que torna o golpe ainda mais perigoso. Outro agravante é o fato de realmente existir um software chamado Gizmo utilizado para VoIP, o que ajuda a confundir a vítima.
Leia mais...

Hackers e Cia Consultoria afirma que VoIP está na mira dos crackers

Publicado em Segunda - 13 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

Os protocolos de telefonia IP H.323 e Inter Asterisk eXchange (IAX) estão sendo usados por criminosos digitais para invadir sistemas. A informação, da consultoria iSec Partners, afirma que os protocolos permitem ataques de “man in the middle”, no qual um cracker consegue ouvir, modificar e adulterar as mensagens sem que as partes saibam.

Himanshu Dwivedi, sócio de iSec, criaram uma ferramenta para combater as vulnerabilidades destes protocolos. Em palestra no Black Hat 2007, em Las Vegas, EUA, o analista destacou que existe poucas pesquisas com esses protocolos, enquanto o SIP (Session Initiation Protocol) foi extensamente pesquisado.

“Existem muitos problemas conhecidos com o SIP, mas é preciso também estudar o H.323 e o IAX”, defende Dwivedi. O sócio demonstrou como um criminoso pode detectar uma rede corporativa e comprometer a autenticação via H.323. “Fazemos um ataque offline em todo o produto que detectamos na rede. Uma senha, que utiliza normalmente quatro ou cinco dígitos em uma extenção de telefone, é fraco”, destaca Dwivedi.
Leia mais...

Antivírus Vírus levam usuários a trocar de PC

Publicado em Segunda - 13 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

As pragas virtuais atormentam os usuários de computador de tal forma que muita gente chega a trocar de máquina por conta do volume de infecções (e suas conseqüências no funcionamento do aparelho).

Segundo uma estimativa feita pela Consumer Reports, tendo como base uma pesquisa realizada com mais de 2 mil pessoas nos Estados Unidos, 1,8 milhão de usuários trocaram seus computadores nos últimos dois anos por conta da ação de vírus.

O levatamento Consumer Reports State of the Net 2007 foi realizado com 2.030 usuários domésticos nos Estados Unidos aponta que 34% dos respondentes teve suas máquinas infectadas por programas espiões só nos últimos seis meses. Além disso, estima que 3,7 milhões de PCs domésticos com banda larga não possuem firewall e que a chance de se tornar uma vítima de crimes de virtuais é de uma em quatro.
Leia mais...

Gerais Rodeio de Barretos terá tecnologia de impressões digitais para acesso de visita

Publicado em Sexta - 10 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

O Rodeio de Barretos utilizará biometria, tecnologia de identificação por partes do corpo, para controlar acesso de visitantes. Na área VIP do evento terão catracas com monitor de cristal líquido para leitura de digitais.

Segundo Josué Dimas de Melo Pimenta, presidente da Dimep/GPS, empresa responsável pelo controle de acesso a todas as áreas do evento, pulseiras de identificação e credenciais já não conseguem inibir o acesso indevido de pessoas em eventos tão concorridos como Barretos. “As digitais são colhidas no ato da compra dos convites e permitem às pessoas entrar e sair do camarote a qualquer instante, sem a necessidade de portar qualquer tipo de identificação, destaca.

A 52ª Festa do Peão de Barretos acontece do dia 16/08 a 26/08 na cidade de Barretos, interior de São Paulo. Com aproximadamente 2 milhões de metros quadrados, o Parque do Peão deve receber, nos 11 dias de festa, mais de 800 mil visitantes. Neste ano, a programação do evento terá cerca de 80 shows além das finais do Circuito Barretos de Rodeio e da Liga Nacional de Rodeio e o 15º International Rodeo.
Leia mais...