Publicado em Sexta - 08 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

Spam está mais complexo e dribla os filtros atuais

e acordo com a firma anti-spam Ironport, o número de mensagens indesejadas que trafegam pela Internet dobrou desde o ano passado. As empresas anti-spam lançam técnicas avançadas para detectar os spams mais sofisticados, que em geral acabam conseguindo driblá-las, diz a versão online do jornal The New York Times.

Segundo pesquisa divulgada no último dia 4 pelo SoftScan, cerca de 89,73% dos emails foram considerados junk mails em novembro.Apesar disso, a porcentagem de emails infectados com vírus continua baixa - apenas 0,42% de todos as mensagens.

A Ironport diz que a mais nova técnica utilizada por esse tipo de publicidade indesejada é o image spam, que transforma as palavras contidas no corpo da mensagem em figuras. Esse artifício engana os anti-spams tradicionais, que tentam detectar nas porções de texto das mensagens frases usuais a esse tipo de email. O número de image spams quadruplicou desde o ano passado e agora representa de 25 a 45% de todo o junk email, dependendo do dia.

Muitos dos softwares que combatem as mensagens indesejadas se tornaram mais eficazes por um tempo, e muitos dos usuários americanos ficaram esperançosos com a lei federal Can-Spam Act of 2003, que exigia que os spammers oferecessem a opção para o usuário escolher não receber mais as mensagens do remetente A pena para quem violasse os termos era prisão. Porém, muitos spammers simplesmente fugiram da legislação americana. Pesquisas mostram que a maioria dos junk mails hoje em dia vem da Rússia, do Leste Europeu e da Ásia.

De acordo com a Comissão Americana Federal de Comércio, o volume de spam diminuiu durante os primeiros oito meses do ano passado. As companhias anti-spam conseguiram atuar de maneira eficaz por um tempo. Isso foi feito por meio de três técnicas: analisando o remetente das mensagens, verificando quais palavras estavam presentes no email e checando para quais sites o leitor seria redirecionado.

Infelizmente, as três técnicas foram vencidas pelos spammers. A primeira, por meio de uma invasão em computadores alheios. Sem saber, os usuários baixam vírus e outros programas maliciosos e começam a mandar spam de forma não intencional. Segundo a companhia Secure Computing, cerca de 250.000 PCs são capturados todos os dias por este método. Assim, ficou muito mais difícil filtrar junk emails que vêm de diversas novas fontes, o que ainda faz com que eles não tenham que pagar pelo tráfego virtual gerado.

O segundo procedimento - de analisar o conteúdo das mensagens - também não foi eficaz, por causa dos já citados image spams. Os filtros começaram, então, a adotar o método de reconhecimento óptico dos caracteres (OCR), que inclui escanear as imagens de um email e tentar reconhecer letras e outras palavras. Os spammers responderam a isso por meio da inclusão de manchas, caracteres e cores mais complexas para confundir os computadores.

O terceiro artifício - examinar a qual link os emails direcionavam - foi driblado de uma maneira mais complexa. Muitas das mensagens agora vendem ações de pequenas empresas no mercado. Os spammers compram essas ações de companhias obscuras e as vendem para as pessoas que respondem ao email. Não são necessários links. Pesquisas das Universidades de Purdue e de Oxford mostraram que esse tipo de spam dá lucros de 5% a 6% a cada dois dias.

Outro artifício sobrepujado pelos spammers foi o de identificar e bloquear as cópias das mesmas mensagens. Para driblar mais esse recurso, criou-se um software que automaticamente muda alguns pixels em cada imagem enviada.
Leia mais...

Parlamento alemão aprova banco de dados antiterrorismo

Publicado em Domingo - 03 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

O Bundestag (Parlamento alemão) aprovou hoje por maioria a criação de um banco de dados antiterrorista que possa facilitar o trabalho da Polícia e dos serviços de espionagem.

Os partidos da oposição votaram contra o projeto de lei apresentado pelo Governo de grande coalizão liderado pela democrata-cristã Angela Merkel.

Os opositores argumentaram, entre outros, que a lei lembra os métodos de um Estado policial e põe em xeque a separação de funções que a Carta Magna atribui aos corpos de segurança.

O banco de dados, projeto que começou a ser estudado na legislatura anterior, ficará sob responsabilidade do Escritório Federal da Criminal (BKA) e, segundo fontes do Ministério do Interior, contribuirá na prática para uma maior coordenação na luta antiterrorista.

Nada nos garantirá uma segurança de 100%, mas o Estado deve colocar em prática os métodos a seu alcance para eliminar na medida do possível a ameaça terrorista, afirmou, antes da votação, o ministro do Interior, Wolfgang Schäuble.

O banco de dados antiterrorista recolherá informações policiais e dos serviços secretos e as forças de segurança federais e dos estados federados terão acesso a ele.

Segundo o especialista de Interior do opositor Partido Liberal Democrático, Max Stadler, há o risco de que os serviços secretos forneçam ao banco de dados os nomes e hábitos de suspeitos e que a Polícia detenha inocentes em vez de investigar suspeitas concretas.
Leia mais...

BitTorrent ganhará aporte financeiro para transferir conteúdo legalmente

Publicado em Domingo - 03 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

A transformação do BitTorrent - uma das mais populares redes de transferência de arquivos via Torrent - em uma empresa de distribuição legal de conteúdos ganhou um considerável reforço: a companhia de capital de risco Accel injetará a quantia de US$ 20 milhões para que a nova versão da empresa passe a funcionar.

Briam Cohen, CEO e co-fundador do BitTorrent, declarou que a injeção financeira confirma o potencial para atrair assinantes ao serviço e um conseqüente crescimento. Cohen declara ainda que ajudará a desenvolver a nova tecnologia sob a qual a comercialização se baseará.

Já Ping Li, representante da Accel, declarou que o BitTorrent revolucionou a distribuição de conteúdo multimídia e que vê um belo futuro na parceria. O investidor inicial do BitTorrent é a DCM, que ajudou a orientar a segunda rodada de atração de investidores.
Leia mais...

Acesso gratuito Wi-Fi pelo google em São Francisco

Publicado em Sábado - 08 de Abril de 2006

As empresas Google e Earthlink vão oferecer em toda a cidade de San Francisco uma rede de acesso sem fio e gratuita à internet.
Leia mais...

Spam por celular veio para ficar, dizem analistas

Publicado em Sexta - 03 de Março de 2006 | por escritor

O spam ou junk mail eletrônico, que normalmente oferece serviços de relacionamento, pornografia e ofertas de trabalho na Internet, extrapolou e-mails tradicionais e já aparece nos telefones celulares.
Leia mais...

Gerentes de TI dizem que mobilidade ameaça segurança

Publicado em Sexta - 03 de Março de 2006 | por escritor

Companhias de todo o mundo não estão conseguindo vencer a ameaça crescente provocada pelos dispositivos móveis que são usados fora da rede da empresa e que, conseqüentemente, estão permitindo falhas contínuas de segurança.
Leia mais...

Como fazer uma rede Wi-Fi segura

Publicado em Sábado - 25 de Fevereiro de 2006 | por escritor

Uma rede Wi-Fi, que você pode montar em sua casa, como demonstra o WNews no Guia Wi-Fi
tem alcance médio de 500 metros quadrados. Ou seja, qualquer um que tenha um laptop neste raio, pode acessar e usufruir de sua rede - isso se você não estiver prevenido.
Leia mais...

Donos do Kazaa podem ser presos na Austrália

Publicado em Quinta - 15 de Dezembro de 2005 | por escritor

Executivos da Sharman Networks, operadora da rede de compartilhamento de arquivos peer-to-peer Kazaa, podem ser presos depois que as gravadoras australianas entraram com um pedido ao juiz para que os donos da empresa fossem punidos por desobediência.
Leia mais...

Cidade americana será totalmente coberta por Wi - Fi

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2005 | por escritor

A cidade de Tempe, nos arredores de Phoenix (EUA), anunciou que toda sua região metropolitana será coberta por uma rede Wi-Fi até fevereiro.
Leia mais...

Kazaa ganha mais tempo para mudar seu sistema

Publicado em Segunda - 28 de Novembro de 2005 | por escritor

A Sharman Networks, operadora da rede de compartilhamento de arquivos Kazaa, anunciou nesta sexta-feira (25/11)que o tribunal australiano estendeu o prazo final para a empresa modificar seu software para bloquear pirataria até o final de fevereiro.
Leia mais...