Publicado em Sexta - 30 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

Windows Um ano após lançamento, Windows Vista pode ser trocado por 'Windows 7'

Com os planos da Microsoft de lançar a próxima versão do Windows, apelidada de Windows 7, em 2009 ou 2010, contudo, as companhias podem pular o Vista e migrar diretamente para o novo Windows.

A Microsoft atualizou o Windows Vista este mês, e outras empresas têm lançado mais aplicações para o sistema operacional, diminuindo os problemas de compatibilidade que reinavam entre os primeiros usuários.

Segundo o vice-presidente de gerenciamento de produtos para o Windows, Mike Nash, a experiência de rodar o Vista com hardware apropriado é “muito melhor hoje do que era há um mês e certamente ainda melhor do que em novembro do ano passado.”

A Microsoft informou que lançará o Windows Vista Service Pack 1 (SP1) no primeiro trimestre de 2008, ao mesmo tempo em que estrutura o lançamento do Windows Server 2008.

A empresa espera que as corporações atualizem ambos os produtos simultaneamente.
Segundo Nash, a Microsoft registrou o maior número de licenças para o Windows até o final do ano fiscal de 2007 - fato que, segundo ele, prevê a futura adoção do Vista pelas empresas. “As companhias não estariam licenciando um desktop com Windows se não tivessem a intenção de desenvolver o Vista”, declarou.

Mas fora a visão otimista da Microsoft sobre as futuras adoções do Vista, os usuários do sistema operacional afirmam que ainda há problemas demais com ele - tanto que as empresas podem escolher o Windows Server para atualizar os desktops de seus funcionários.

Os usuários reclamam ainda que o Vista não roda bem em hardwares mais antigos ou em PCs conectados a dispositivos - como impressoras - que têm mais de um ano ou dois de uso.

Mesmo nos PCs que supostamente devem ser adaptados para o Vista, ainda há desigualdade em questões de desempenho e compatibilidade.

Por estas razões, uma consultoria especializada em produtos da Microsoft, que não quis ser identificada, opinou que, a menos que o Windows Vista SP1 realmente suavize os problemas que os usuários têm enfrentado com o sistema operacional, há uma “grande chance de muitas pessoas continuarem usando o XP até a próxima versão do Windows ser lançada.”

Há muitas pequenas questões de usabilidade”, declarou a consultoria. “Eu posso imaginar que, quando a próxima versão do software sair, a Microsoft irá acertar e todos respirarão aliviados.”

O analista da Microsoft, Michael Cherry, que confessou ter se frustrado com os problemas do Vista, concordou que se a Microsoft lançar o Windows 7 dentro do prazo, “haverá menor necessidade de atualizar o Vista de acordo com as regras de atualizações do Windows”, afirmou.

Na opinião de Cherry, o Windows XP Service Pack 2 foi menos um pacote de serviços do que uma atualização para o Windows. As empresas que rodam esta versão do sistema podem esquecer o Vista e aguardar o Windows 7.

O lançamento Windows XP Service Pack 3, que a Microsoft confirmou estar a caminho, apóia esta teoria, uma vez que ele acrescenta alguns anos à viabilidade do XP nas corporações.

Um consultor da MCW Technologies, Brian Randell, disse que, na realidade, quem pode sair prejudicado com se o Vista não for adotado pelas empresas até 2008 é o Windows 7, pois a novidade é que será deixada de lado, e não o sistema atual.

Randell reconheceu que foi áspero, inicialmente, com relação à incompatibilidade de hardware do Vista. Ele disse, contudo, que este problema está mais relacionado aos vendedores de hardware, que não preparam seus produtos, do que à Microsoft.
“A Microsoft fez um sistema operacional sólido. O fato é que, enquanto o Vista estava em beta, os fornecedores de hardware não agiram”, diz Randell.

O executivo afirma ainda que mesmo as empresas que trabalham próximas à Microsoft ouviram pouco sobre o Windows 7, e a maioria está mais preocupada com qual efeito o Vista SP1 terá ao ser adotado do que quaisquer futuros lançamentos.
Leia mais...

Segurança Google remove sites com malwares de seus resultados de busca

Publicado em Sexta - 30 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

“Eles desapareceram”, afirma Alex Eckelberry, Chief Executive Officer (CEO) da Sunbelt Software Distribution. A Sunbelt foi a responsável por revelar a campanha de crackers para espalhar malwares nos resultados do Google, Yahoo e Microsoft Live Search.
“O Google confirmou ontem (quarta-feira) que trabalharia no caso, e eles são bons em fiscalizar as coisas”, confirma Eckelberry.

Ironicamente, o Google não confirmou ou negou que apagou a lista com mais de 40 mil sites com malwares, ou mesmo que a lista existiu. “Em nossas buscas, tentamos alertar os usuários sobre sites perigosos quando temos conhecimento deles. Sites que exploram falhas de browsers, com cavalos-de-tróia, rootkits estão violando as políticas do Google e serão removidos da base de dados”, afirmou um porta-voz do Google na quarta-feira (28/11).

Segundo Thomas, o grupo que criou e manteve os sites com malwares, aumentou o ranking desses sites mandando spams para blogs e sessões de comentários com seus links.

A Microsoft, por enquanto, só diz estar a par do caso. “Sabemos dos problemas e estamos trabalhando para melhorar a situação”, afirma Justin Osmer, diretor de produtos para Live Search.

O Yahoo não se pronunciou sobre o assunto.
Leia mais...

Antivírus Vírus brasileiro se espalha por programas P2P

Publicado em Sexta - 30 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

A Linha Defensiva obteve acesso a uma praga digital brasileira da família Banker — conhecida por roubar dados bancárias das vítimas — que tenta se espalhar por redes P2P. Criando cópias de si mesma dentro de pastas comumente usadas por programas de troca de arquivos, internautas infectados compartilharão o vírus com os demais usuários da rede.

O vírus é o primeiro entre os brasileiros que se espalha por P2P de que a Linha Defensiva tem conhecimento. Embora a prática possa ser mais antiga, o fato de só ter aparecido agora significa que, se não for algo novo, ainda é pelo menos incomum.

Por se espalhar usando ferramentas da rede, o código malicioso pode ser chamado também de worm. A tática empregada, no entanto, é pouco refinada e provavelmente pouco eficaz. O Banker cria cópias de si mesmo em pastas utilizadas pelos programas de compartilhamento KaZaA (e suas várias versões), Bearshare, Morpheus, eMule, Warez P2P e, estranhamente, também pelo extinto Grokster. Três arquivos idênticos são criados em todas as pastas:

* Emule_Acelerator.exe
* DCUtoPAS_Visualizardor_DCU.exe
* Kazaa_auto_downloads.exe

Os nomes pouco convincentes e com erros de digitação tornarão o componente de disseminação via P2P pouco eficaz. Worms que utilizam este tipo de recurso de forma mais eficiente geralmente fazem uso de nomes que sugerem que o conteúdo do arquivo seria um programa ou até uma foto popular, ou ainda algo ilegal como um crack. É possível, no entanto, que ao utilizar nomes únicos — nenhum deles retorna resultados no Google –, os criminosos tenham outro propósito por trás deste mecanismo.

As pragas brasileiras comumente enviam a si mesmas para outras pessoas por meio de mensagens no Orkut e no MSN. Algumas também enviam e-mails para contatos da vítima, embora o uso de e-mail seja mais comum no processo inicial da infecção para fazer as primeiras vítimas do golpe.
Leia mais...

Gerais Pistas hi-tech ajudam a desvendar assassinato

Publicado em Sexta - 30 de Novembro de 2007 | por fgp

O assassinato da estudante britânica Meredith Kercher, 21 anos, que foi encontrada morta no dia 2 de novembro, após uma festa de Halloween em Perugia, na Itália, está sendo investigado com a ajuda de pistas hi-tech, desde a tecnologia do telefone celular a qualquer coisa que a Internet tem a oferecer.
Leia mais...

Gerais Vale a pena deixar o computador ligado o tempo todo?

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

Essa é uma daquelas perguntas para a qual não se tem apenas uma resposta certa. Em outras palavras, depende de como usamos o nosso computador.

Há pelo menos três situações que nos forçam a deixar nosso computador 24 horas por dia ligado:

* quando estamos em uma rede, e os administradores executam backups dos arquivos (cópias de segurança) e atualizam seus programas à noite. Se esse é o caso e desejamos que nossa máquina seja atualizada e sejam geradas as cópias de segurança, então precisamos deixá-la ligada o tempo todo;
* quando estamos usando nossa máquina como uma espécie de servidor. Por exemplo, o HowStuffWorks possui uma máquina que cria as imagens para o artigo Como funcionam as webcams. Ela precisa ficar ligada 24 horas por dia. Se nossa máquina atua como servidor de arquivo, servidor de impressão, servidor web, etc., em uma rede LAN (local área network) ou na Internet, então precisamos deixá-la ligada o tempo todo;
* se estamos executando algo como SETI@home e desejamos produzir o máximo possível, precisamos deixar nossa máquina ligada o tempo todo.

Se não nos incluímos em nenhuma dessas categorias, então temos a possibilidade de escolher se queremos ou não deixar nossa máquina ligada.

Uma razão para você desejar desligá-la diz respeito à economia. Um PC padrão consome em torno de 300 watts. Vamos supor que usamos nosso PC por quatro horas todos os dias, então as outras 20 horas em que ele fica ligado representam um desperdício de energia. Se a energia elétrica custa 10 centavos por quilowatt-hora (kWh), por exemplo, então 20 horas representam 60 centavos por dia, o que totalizaria mais de R$ 200 por ano.

É possível usar os recursos de uma máquina moderna e cortar esta quantia pela metade. Por exemplo, podemos ter o monitor e o disco rígido desligados automaticamente quando não estiverem em uso. Estamos ainda gastando mais de R$100 por ano.

O principal argumento para deixar nosso computador ligado o tempo todo é que ligando e desligando o PC várias vezes, estressamos os seus componentes. Por exemplo, quando o chip da CPU está em uso, ela pode ficar relativamente quente e, quando o desligamos, a CPU esfria novamente. A dilatação e contração pelo calor provavelmente tem algum efeito nos pontos de solda que sustentam o chip e nos pequenos detalhes do chip. Mas há dois modos de examinar a questão:

* se isso fosse um problema relevante, as máquinas falhariam o tempo todo. De fato, os equipamentos são muito confiáveis (com os programas já é outra história, e existe muito a ser dito para as reinicializações todos os dias);
* você conhece alguém que deixe a TV ligada 24 horas por dia (quer dizer, literalmente)? As TVs possuem muitos dos mesmos componentes dos computadores. Elas certamente não apresentam problemas por serem ligadas e desligadas;
* a maioria dos vendedores irá vender a você uma garantia de 3 anos. Se você está preocupado com isso, gaste parte do dinheiro que está economizando desligando sua máquina, e contrate o serviço. Após três anos, você estará ganhando.
Leia mais...

Segurança Risco de ser enganado em compras online aumenta 50% no Natal

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

O risco de ser enganado em compras online aumenta em 50% na época do Natal, devido ao maior volume de transações pela Web. De acordo com a empresa de segurança da informação F-Secure, é preciso redobrar a atenção durante o fim do ano para evitar cair em golpes de criminosos virtuais.

Cuidados simples funcionam para identificar se um site é de fato verdadeiro. Uma boa dica é checar se o cadeado de segurança presente no canto direito da página está violado, diz Gabriel Menegatti, responsável pela área de tecnologia da F-Secure.

Além disso, é preciso manter o antivírus atualizado diariamente, principalmente antes de realizar uma compra. O executivo lembra que muitos golpistas estão interessados também no perfil de navegação do internauta. O objetivo é ganhar dinheiro com as informações obtidas. Sabendo os interesses dos consumidores, os criminosos podem enviar spams ou links com assuntos que induzem essas pessoas a clicarem e serem direcionadas a sites falsos podendo ser instalado um programa espião no computador da vítima, completa.

Outras orientações de Menegatti são para que o consumidor compre apenas em lojas que tenham endereço físico e boas referências, não comprar em sites estrangeiros, preencher apenas dados essenciais, desconfiar sempre das histórias que receber pela Internet, principalmente quando oferecem vantagens ou ganhos fora do comum.
Leia mais...

Antivírus Paródia de briga de Chavez é nova isca

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

A briga entre o presidente da Venezuela Hugo Chávez e o rei Juan Carlos, da Espanha, rendeu manchetes e piadas pelo mundo. Mas tome cuidado se uma paródia em vídeo chegar por e-mail. Segundo a empresa de segurança Panda Security, é uma isca para disseminar a praga virtual Banker.JSA, que captura dados relacionados a transações de internet banking.

Quem aceita o convite para ver o filme, que brinca com o incidente diplomático, e clica no link, instala o programa nocivo Nabload.COQ, que baixa o Banker.JSA. Para enganar a vítima, a paródia é realmente exibida (detalhe abaixo), enquanto a ameaça se instala.

Da próxima vez que o internauta tentar visitar a página de seu banco na internet, um site falso será exibido, para capturar dados e enviar por e-mail para criminosos.
Leia mais...

Gerais Zender já era?

Publicado em Sábado - 24 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

Ferramenta poderosa para quebrar criptografia em arquivos PHP...
Leia mais...

Gerais Estúdios de Hollywood processam serviço e café chineses por pirataria

Publicado em Sexta - 23 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

Uma ação legal iniciada no dia 28 de setembro será julgada pela 2º Corte Intermediária de Xangai em 29 de novembro, afirmou a agência de notícia oficial da China Xinhua News nesta quinta-feira (22/11).

A ação iniciada pelos estúdios Twentieth Century Fox International, Walt Disney International, Universal International, Paramount Pictures e Columbia Pictures contra o provedor de conteúdo online Jeboo.com e uma LAN house em Xangai, afirmou Frank Rittman, conselheiro legal para região da Ásia/Pacífico da Motion Picture Association Internacional (MPA), que coordena o processo na China.

Uma inspeção da polícia descobriu que o Shanghai East Cyber Cafe facilitava a exibição não licenciada de filmes de 13 membros da MPA por meio da Jeboo; A MBA não revelou quando a inspeção foi realizada.

Cafés com internet são fontes significantes de pirataria na China, afirmou Rittman, citando uma relatório da consultoria chinesa CCDINet, afiliada ao Ministério da Indústria de Informações, que alegava que LAN houses no país são os pontos primários de conexão para 29,5% dos internautas chineses, e que 76% deles assistem filmes nos estabelecimentos.

Uma técnica usada por chineses para assistir filmes é usando a barra de entretenimento da Jeboo, afirmou Rittman. O Jeebo é um grande player. O que eles fazem é oferecer uma barra de entretenimento a seus clientes. Ela é uma empresa bastante significante e cafés são fontes significantes de pirataria no país, diz.

Os cinco estúdios pedem indenização de cerca de 432 mil dólares em reparações e custos legais e buscam também enviar uma mensagem a cafés pelo país sobre o risco de processos caso haja envolvimento com pirataria.

Um representante do Jeboo.com não retornou às chamadas para comentar o processo.
A MPA estima que grandes estúdios de Hollywood perderam 2,7 bilhões de dólares em 2005 em vendas que poderiam ter gerado em cinemas e DVDs para locação em razão da pirataria.

No entanto, um recente estudo questionou os dados da MPA, afirmando que a organização vem se concentrando em países estrangeiros, especialmente nações em desenvolvimento, sendo que países como Reino Unido, Espanha, França e Estados Unidos têm as maiores taxas de pirataria em relação ao faturamento per capita do planeta.
Leia mais...

Segurança Governo francês decide punir pirataria online com corte de acesso à web

Publicado em Sexta - 23 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

O governo francês planeja acabar com a pirataria de músicas e filmes online cortando o acesso à internet dos acusados de acessar o conteúdo ilegalmente.

A decisão é parte de uma série de medidas para lidar com a cópia não-autorizada de vídeos e música online proposta pela Ministra da Cultura da França, Christine Albanel.
Outras medidas incluirão marcas d’água no conteúdo, rastreamento de atividades dos internautas e criação de uma lista com o registro dos acusados.

Em 2006, foi apresentada uma lei que torna o compartilhamento de arquivos não-autorizado uma ofensa criminal, punida por até seis meses de prisão e multa de 45 mil dólares.

“Não podemos aceitar por muito tempo que os artistas sejam privados dos frutos de seu trabalho”, declarou.

O governo ganhou apoio da indústria de mídia, que irá implementar as marcas d’água e popularizar o download legal de filmes. Christiane assinou, nesta sexta-feira (23/11), acordos com canais de TV, provedores de internet e grupos que representam cineastas, autores e músicos.

Recentemente, casos mostram a inspeção de autoridades quanto aos direitos autorais, com o caso de um site que comercializava álbuns inéditos ilegalmente fechado. Na quinta-feira, estúdios de Hollywood processaram serviço e café chineses por pirataria.

O governo também irá criar uma agência para monitorar o tráfego na internet em busca de arquivos com marca d’água, que também receberá reclamações de detentores de direitos autorais.

Qualquer um cujo conexão à rede seja usada para baixar tais arquivos pode receber uma notificação oficial de alerta de seu provedor. Uma segunda tentativa de download pode resultar no fim do contrato com o provedor e o nome incluso em um registro de infratores.

O registro pode levar à existência de uma nova classe digital, de pessoas que não conseguem encontrar um novo provedor.

Grupos de direito ao consumidor rejeitaram as novas medidas. Cortar a conexão à web pode desconsidera um princípio constitucional, que os cidadão são “inocentes até que se prove o contrário”, disse a Union of French Consumers (UFC).
Leia mais...