Publicado em Sexta - 14 de Maio de 2004 | por Observador

Descobertas falhas críticas no padrão wireless

A Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), na Austrália, anunciou nesta quinta-feira (13/05) a descoberta de falhas críticas no sistema de comunicações wireless (padrão 802.11), que podem causar a queda das infra-estruturas de uma rede em apenas cinco segundos.
Leia mais...

MS corrige falha na Ajuda do Windows

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2004 | por Observador

A Microsoft publicou nesta terça-feira a correção para uma falha de segurança no Windows que permite a execução remota de código na máquina do usuário.
Leia mais...

Ceará inaugura primeira delegacia eletrônica

Publicado em Segunda - 19 de Abril de 2004 | por Observador

A partir desta segunda-feira (19/04) o cearense pode dar queixa à policia pelo computador.
Leia mais...

SP sedia evento sobre certificação digital

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2004 | por Observador

A Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo (Sucesu-SP), promove no próximo dia 27 de abril um café da manhã com especialistas em certificação digital.
Leia mais...

Primeiro cavalo de tróia para Apple OS X

Publicado em Sábado - 10 de Abril de 2004 | por Informante

A Intego, empresa especialista em segurança de sistemas Macintosh, detectou nesta quinta-feira (08/04) o surgimento do primeiro cavalo de tróia para Apple OS X.
Leia mais...

Como responder a um incidente de segurança

Publicado em Sábado - 10 de Abril de 2004

Muitas empresas, inclusive as de grande porte, não estão preparadas para lidar corretamente com incidentes de segurança.
Leia mais...

Scam tenta enganar clientes do Real

Publicado em Terça - 06 de Abril de 2004 | por Birkoff

SÃO PAULO - Uma mensagem que chega em nome do Banco Real ABN Amro Bank com o assunto "Cliente Especial!!!" não passa de um phishing scam que tenta "pescar" seus correntistas.
Leia mais...

Sistemas ubíquos podem trazer riscos à privacidade

Publicado em Quinta - 01 de Abril de 2004 | por nosf

Durante o evento Security Week 2004, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de março, quatro profissionais brasileiros receberam o prêmio Secmaster 2003, por suas contribuições na área de segurança da informação.
Leia mais...

Yahoo! corrige falha de segurança do webmail

Publicado em Sexta - 26 de Março de 2004 | por Paty

A Yahoo! informou que já corrigiu a falha de segurança que permitia que crackers usassem o Internet Explorer para rodar scripts maliciosos em seu webmail.
Leia mais...

Congresso vota esta semana projeto de lei sobre spam

Publicado em Quarta - 24 de Março de 2004 | por Paty

O verdadeiro responsável pelo spam (mensagem indesejada) não é quem o transmite, mas sim quem fornece os endereços eletrônicos. A afirmação é do advogado Amaro Moraes e Silva Neto. “A única maneira de acabar com essa doença é atingindo a causa, que são os bancos de dados, e não os transmissores”, disse.

A partir dessa conclusão, ele formulou uma proposta de adendo ao Projeto de Lei nº 89/2003, do deputado Luiz Piauhylino, que trata dos crimes da informática. O objetivo é regulamentar o envio de mensagens, como as de fins publicitários, pela Internet e punir os responsáveis pelo incômodo causado ao destinatário. A proposição foi encaminhada ao deputado e será apresentada, nesta terça-feira (23/3), à Comissão de Constituição e Justiça.

Leia o texto na íntegra

PROJETO DE LEI Nº

Dispõe sobre a autorização aos remetentes de mensagens publicitárias não impressas, enviadas por cabo, teledifusão, radiodifusão, satélites ou outros meios congênes

O Congresso Nacional decreta:

Artigo 1º - Lei disciplina o modo a ser realizada a publicitária cujo custo é arcado pelo destinatário.

Artigo 2º - Na secção VI (dos bancos de dados e cadastro dos consumidores), do Capítulo V, do Título I do Código de Defesa do Consumidor, serão acrescidos os seguintes artigos:

Artigo 45-A - As companhias operadoras de telefonia (fixa ou móvel) e os provedores de acesso à Internet disponibilizarão na página principal de seus websites, com destaque, uma ligação direta (link) para uma página de Internet onde consta a lista de seus usuários que autorizam o recebimento de mensagens comerciais, através de chamadas telefônicas (telemarketing) ou de mensagens de correio eletrônico (emails).

§ 1º - Toda chamada telefônica publicitária anunciará a seu destinatário o objetivo comercial da mensagem e quem a envia, bem como onde seus dados foram obtidos, antes de descrever os serviços ou produtos oferecidos;

§ 2º - Toda mensagem eletrônica publicitária notificará seu destinatário que se trata de mensagem comercial.

I - no campo relativo ao assunto, o remetente do email deverá estar consignada a palavra PUBLICIDADE, em maiúsculo, na frente do produto ou serviço oferecido;

II - princípio da mensagem constará a origem do banco de dados onde consta o endereço do destinatário das mensagens.

§ 3º - As companhias operadoras de telefonia (fixa ou móvel) e os provedores de acesso à Internet disponibilizarão em seus website um mecanismo simples de exclusão para os destinatários das chamadas telefônicas ou das mensagens eletrônicas possam remover o cadastro dos bancos de dados

§ 4º - A lista de chamadas telefônicas ou de mensagens eletrônicas autorizadas será registrada em cartório por quem a disponibilizar e ser colocada na íntegra na website do ofertante dos serviços ou produtos.

§ 5º - Através de Lei complementar será criada a LISTA NACIONAL DE CHAMADAS TELEFÔNICAS E MENSAGENS ELETRÔNICAS AUTORIZADAS (CHAMEN), a qual reunirá todas as listas das operadoras de serviços de telefonia (fixa ou móvel) e dos provedores de acesso à Internet. Essa lista estará disponibilizada no website www.chamen.gov.br.

I - enquanto não aprovada e promulgada a Lei complementar, as listas autorizadoras obedecerão o disposto pelo §§ 3º e 4º, deste artigo.

§ 6º - Nenhuma chamada de telemarketing excederá a 30 segundos;

§ 7º Nenhuma mensagem de correio eletrônico (email) excederá a 300 palavras.

Artigo 45-b - Toda violação ao disposto no artigo anterior configurará constrangimento ilegal, nos termos do artigo 146 do Código Penal.

Artigo 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Leia mais...