Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Quarta - 17 de Agosto de 2011 às 12:35
Por: Robert McMillan

    Imprimir


De uma lanchonete McDonald’s na Georgia (EUA), um ex-funcionário de uma empresa farmacêutica americana conseguiu apagar a maior parte da infraestrutura de computadores da companhia.

O caso ocorreu em 3 de fevereiro deste ano, mas só ontem (16/8) Jason Cornish, de 37 anos, ex-profissional de TI da subsidiária da farmacêutica japonesa Shionogi, declarou-se culpado pelas acusações. Ele apagou 15 sistemas VMware que serviam de base a sistemas de e-mail, rastreamento de pedidos, dados financeiros e outros serviços da companhia de Nova Jersey.

“O ataque de fevereiro efetivamente congelou as operações da empresa por alguns dias, deixando funcionários sem poder enviar mercadorias, descontar cheques ou mesmo se comunicar por e-mail”, afirmou o Departamento de Justiça dos EUA em uma ação judicial. O custo total para a Shionogi foi de 800 mil dólares.

Cornish deixou a companhia em julho de 2010 depois de discutir com a administração, mas ele foi mantido como consultor por mais dois meses. Então, em setembro do ano passado, a empresa demitiu Cornish e outros funcionários, mas não fez um bom trabalho de mudanças de senhas para a rede. Outro empregado, amigo e ex-chefe de Cornish, teria supostamente se recusado a entregar as senhas de rede para a empresa e, por isso, foi demitido.

Usando uma conta da Shionogi, Cornish pôde entrar na rede da empresa e disparar o console de gerenciamento vSphere VMware que ele havia instalado em segredo na rede da companhia algumas semanas antes.

Pelo vSphere, ele apagou 88 servidores da empresa dos sistemas de hospedagem VMware, um a um. Acusado em julho, Cornish poderá pegar até 10 anos de prisão quando ouvir sua sentença em audiência marcada para 10 de  novembro. Ontem, ele não foi encontrado para comentar o caso. A Shionogi não respondeu aos chamados da redação.






Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2540/visualizar/