Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 18:04
Por: escritor

    Imprimir


Uma empresa norte-americana está entrando na justiça contra o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) e a VeriSign, alegando que um acordo entre a empresa e o órgão para o controle de domínios ".com" e ".net" fere as leis antitruste dos Estados Unidos.

O acordo original, firmado em outubro deste ano, dá à VeriSign o controle sobre todos os domínios ".com" na web até o ano de 2012. Os domínios ".net", que já eram controlados pela empresa, continuarão sob gestão da VeriSign também até 2012.

O processo foi iniciado pela World Association of Domain Name Developers, que aponta o suposto monopólio na gestão dos domínios de internet, além de acusar a VeriSign de adotar preços de venda de endereços acima dos praticados pelo mercado.

O grupo acusa o ICANN de não "atuar de forma pública ou caridosa", como é o esperado de uma instituição pública sem fins lucrativos.

"O ICANN escolheu ir atrás de sua própria receita e proteger os interesses da VeriSign aos custos dos descontentes, das outras empresas que registram domínios e do público em geral", lê-se na ação judicial.

A disputa entre as duas companhias, entretanto, tem raiz no passado. Ainda em 2003, a VeriSign lançou um serviço chamado "Site Finder", que redirecionava à sua página principal os usuários que tivessem digitado um endereço ainda não registrado.

A iniciativa gerou protestos entre administradores de redes, que alegavam irresponsabilidade da empresa. O Site Finder, segundo eles, impedia o funcionamento correto de filtros anti-spam que, por padrão, já bloqueavam e-mails provindos de domínios inexistentes.

Sob pressão, a VeriSign depois desistiu do serviço, mas ainda processou o ICANN por tê-la forçado a terminar o Site Finder.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/932/visualizar/