Total Security - www.totalsecurity.com.br
Network
Sábado - 26 de Novembro de 2005 às 19:04
Por: escritor

    Imprimir


A ARCEP, agência regulatória das telecomunicações francesas, divulgou na quinta-feira que é contra a possível formação de um monopólio no mercado de banda larga, que surgirá com a criação de uma rede de fibra óptica.
A agência emitiu um alerta preventivo para operadoras como a France Telecom , que estão considerando realizar esse tipo de investimento nos próximos anos.

"O cenário do desenvolvimento de uma rede de fibra óptica poderá levar à recriação formal ou prática de um monopólio no setor de Internet de alta velocidade, não estando de acordo com os objetivos fundamentais da lei", disse Paul Champsaur, presidente da ARCEP, durante a conferência de telecomunicações realizada em Montpellier. "Em médio prazo, as empresas e a competição pagarão o preço por isso", acrescentou.

Diversas empresas européias de telecomunicação estão considerando investir em redes de fibra óptica para atender clientes corporativos, já que elas utilizam banda maior do que a atual tecnologia ASDL. A nova tecnologia também facilitará o desenvolvimento de serviços e produtos como a televisão para Internet com alta definição.

O diretor de regulamentação da France Telecom disse esta semana que a empresa não investirá pesadamente na nova tecnologia caso haja a possibilidade de que seja forçada a abrir sua rede de fibra óptica aos concorrentes. A pedido da agência regulatória, a France Telecom vem alugando espaço em sua rede ASDL para permitir que concorrentes operem no mercado de banda larga.

A posição da France Telecom se assemelha à da Deutsche Telekom , que anunciou que pretende investir 3 bilhões de euros na construção de uma rede de fibra óptica, mas só se as autoridades regulatórias não forçarem a empresa a abrir essa rede aos concorrentes.










Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/908/visualizar/