Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 09:38
Por: Birkoff

    Imprimir


Especialistas de Segurança revelaram detalhes sobre um ataque conduzido por um grupo de hackers chineses tendo como alvo roubo de informações do governo norte-americano.
Segundo as informações publicadas pelo site ZDNet.UK, acredita-se que os hackers são da provincia chinesa de Guangdong. Teriam sido roubados segredos militares, incluindo especificações de aviões e softwares de planejamento de vôo.

O governo norte-americano tem usado o termo "Titan Rain" quando se refere aos responsáveis por estes ataques.

"Do arsenal de Redstone, base do comando de Aviação e Misseis do Exército, os invasores roubaram informações do sistema de planejamento de missões de helicópteros do exército, bem como o software Falconview 3.2, usado para planejamento de vôo pelo exército e aeronautica", disse Alan Paller, diretor do instituto SANS, nesta quarte-feira.

Acredita-se que se trata de uma equipe de 20 hackers. Segundo Allan Paller o governo chines é o mais provável receptor das informações interceptadas.

"É claro que é o governo. Governos pagariam qualquer coisa pelo controle dos computadores de outros governos. Todos governanos pagarão qualquer coisa... ", disse Paller em um evento do Departamento Britânico de Industria e Comércio.

O grupo apelidado de "Titan Rain" chamou a atenção do público pela primeira vez no último verão norte-americano, quando o jornal Washigton Post reportou que WebSites na China estariam sendo usados para atacar redes de computadores do Departamento de Defesa e outras agências norte-americanas.

A revista Time reportou mais tarde que o "Titan Rain" teria sido "contra-hackeado" por um especialista de Segurança norte-americano chamado Shawn Carpenter.

Os ataques seguintes foram particularmente efetivos na noite de 1o. de Novembro de 2004, segundo Paller, que delineou a seguinte cronologia do ataque:

• Às 22:23, os hackers Titan Rain exploraram vulnerabilidades do Comando de Sistemas de Informação do Exército Norte-Americano, em Fort Huachuca, Ariz.
• Às 1:19, eles exploraram a mesma vulnerabilidade em computadores da Agência de Sistemas de Informação de Defesa, em Arlington, Va.
• Às 3:25, eles atacaram o Centro de Sistemas Navais Oceânicos, um departamento de defesa instalado em San Diego, Califórnia.
• Às 4:46, eles entraram na instalação de Espaço e Defesa Estratégica do Exército, em Huntsville, Alabama.

O Reino Unido também estaria sob ataques de roubo de informações de inteligência segundo o Centro de Coordenação de Segurança da Intraestrutura Nacional. O governo do Reino Unido não nomeia os países envolvidos pois isso poderia "arruinar os esforços diplomáticos de interromper os ataques," segundo o diretor do centro, Roger Cummings.




Fonte: Eu escrevi

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/883/visualizar/