Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 22 de Novembro de 2005 às 11:52
Por: escritor

    Imprimir


A Microsoft disse nesta segunda-feira (21/11) que vai oferecer o formato de documentos do Word, Excel e PowerPoint como padrões abertos, em uma estratégia que pode deflagrar uma guerra com tecnologias rivais.
A empresa vai submeter sua tecnologia de formato de documento Office Open XML (Extensible Markup Language) para a International Standards Organization (ISO) para ser adotado como um padrão internacional na época do lançamento da próxima versão de seu pacote de aplicativos Office, cujo codinome é Office 12, prevista para o final de 2006.

Um grupo rival de tecnologia, liderado pela IBM e a Sun Microsystems, está mobilizando esforços em prol do Open Document Format for Office Applications (OpenDocument) como um padrão global.

A Microsoft está enfrentando uma pressão crescente de governos e agências governamentais, que buscam padrões abertos para seus softwares.

Executivos da Microsoft confirmaram que a estratégia vai ajudar a empresa a ganhar contratos de empresas estatais que buscam padrões abertos para seus softwares.

"Temos poucas barreiras com contratos governamentais", disse Alan Yates, gerente geral para o Office. "Essa estratégia dará aos governos uma confiança de longo prazo."

O formato concorrente, o OpenDocument, tem o apoio de IBM, Sun, Novell, Red Hat, Google, Apple e Intel.

O executivo da Microsoft acredita que essa mudança de estratégia ajudará a Microsoft a competir contra o OpenOffice, apesar de Yates acreditar que a companhia já está fazendo isso de forma efetiva.

A decisão também reflete a pressão da Comissão Européia e de membros de governos da União Européia. Yates afirmou que foi pedido à empresa que padronizasse seus formatos.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/860/visualizar/