Total Security - www.totalsecurity.com.br
Hackers e Cia
Sábado - 19 de Novembro de 2005 às 19:22
Por: escritor

    Imprimir


Um tribunal condenou dois nigerianos a um total de 37 anos de prisão por sua participação na fraude de 242 milhões de dólares contra o antigo Banco Noroeste. O golpe foi o maior da história da Nigéria e a instituição entrou em colapso após ele, publicaram jornais locais no sábado.

A Justiça condenou Emmanuel Nwude a 25 anos de prisão e Nzeribe Okoli a 12 anos após negociações no qual ambos admitiram culpa em 16 das 91 acusações originais. Eles também concordaram em entregar pelo menos 121,5 milhões de dólares em ativos para as vítimas da fraude.

Um terceiro fraudador, Amaka Anajemba, foi condenado a dois anos e meio de prisão em julho depois de acertar devolução de 48,5 milhões de dólares para o Banco Noroeste.

"As atividades dos acusados não somente levaram ao colapso um banco em um país estrangeiro, mas também miséria a muitas pessoas inocentes", disse o juiz Joseph Oyewole, segundo os jornais.

Os fraudadores conseguiram o dinheiro ao prometerem a um integrante do Noroeste uma comissão pelo financiamento de um contrato inexistente para a construção de um aeroporto na capital nigeriana, Abuja.

Esquemas de fraude se tornaram tão bem sucedidos na Nigéria que promotores de campanhas de combate à corrupção afirmam que se tratam de uma das principais fontes de dólares para a economia do país depois do petróleo, gás natural e cacau.

A condenação dos dois acusados é a primeira importante conseguida pela Comissão de Crimes Financeiros e Econômicos criada em 2003 para combater as redes de emails fraudulentos que atuam a partir do país.

Normalmente, o golpe baseia-se no envio de milhões de emails ao redor do mundo que prometem aos destinatários uma participação em uma fortuna em troca por uma comissão adiantada. Aqueles que pagam nunca recebem o dinheiro prometido.

Colocado na sexta posição dos países mais corruptos do mundo, segundo uma lista da organização Transparência Internacional, a Nigéria deu novos poderes à comissão para processar cerca de 200 casos de fraude e corrupção.

A comissão prendeu mais de 200 suspeitos de participarem de esquemas de fraudes por email desde 2003. Além disso, a agência afirma que confiscou mais de 200 milhões de dólares em bens e que assegurou outras 10 condenações.

Fonte: Reuters




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/839/visualizar/