Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 26 de Maio de 2004 às 18:57
Por: Observador

    Imprimir


Em 2003, invasões, ataques, disseminações de vírus, spams entre outras atividades consideradas “crimes digitais” custaram cerca de US$ 666 milhões às empresas norte-americanas, revela a pesquisa “2004 E-Crime Watch”, conduzida pela revista CSO com o apoio do Serviço Secreto dos Estados Unidos e do CERT Coordination Center, da Universidade de Carnegie Mellon.De acordo com o estudo realizado entre 15 e 26 de abril deste ano com 500 participantes, 43% dos respondentes observaram uma elevação nos ‘e-crimes’ em relação a 2003 e 70% relataram que pelo menos uma invasão ou um crime digital foi cometido contra os sistemas das organizações onde atuam, no último ano. Já 30% dos participantes disseram que não foram vítimas dos criminosos virtuais em 2003.

Quando questionados sobre os tipos de perdas sofridos com os crimes digitais, no ano passado, mais da metade (56%) apresentaram perdas operacionais, 25% tiveram perdas financeiras e 12% declararam outros tipos de prejuízo. A média de crimes digitais e intrusões em 2003 foi de 136, segundo a pesquisa.

Entre as tecnologias mais utilizadas para combater os crimes digitais os firewalls estão em 98% das empresas, seguidos por sistemas de segurança física (94%) e gerenciamento manual de correções de sistemas (91%), pela criptografia de dados críticos trafegados (63%) e pela criptografia de dados críticos armazenados (56%).

Quando se para de políticas e processos de segurança, a auditoria é listada como o método mais eficiente por 51% dos participantes e a gravação de conversas telefônicas dos funcionários é listada como a prática menos efetiva (26%).




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/774/visualizar/