Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Quarta - 12 de Maio de 2004 às 11:27
Por: Observador

    Imprimir


A polícia alemã anunciou que prendeu um hacker de 21 anos de idade, responsável pelos vírus Phatbot e Agobot, na sexta-feira (07/05), mesmo dia em que foi capturado o jovem criador da praga Sasser. As autoridades afirmam que a operação foi conjunta, mas que os vírus não possuem ligação entre si.

O Phatbot é um Cavalo de Tróia que já está na internet desde outubro de 2002 e explora a mesma falha que o Sasser, presente no componente LSASS dos sistemas Windows XP e 2000. Segundo a F-Secure, existem centenas de variantes já detectadas da praga. A polícia alemã, no entanto, garante que o hacker confessou ser o autor original do Phatbot.

Segundo Horst Haug, porta-voz do Bureau de Investigação Alemão em Baden-Wuerttemberg, as prisões foram programadas conjuntamente para garantir que os grupos de criadores de vírus não pudessem se comunicar e destruir evidências cruciais.

Outros suspeitos de envolvimento na criação e desenvolvimento da praga também foram capturados. As prisões ocorreram nos estados da Baviera, Baixa-Saxônia e na cidade de Hamburgo. A polícia vasculhou a casa dos suspeitos e apreendeu computadores, softwares e documentos para investigação.

De acordo com a polícia alemã, as prisões ocorridas na sexta-feira devem aumentar a pressão sobre outros hackers responsáveis por pragas virtuais. No entanto, especialistas de segurança afirmam que novas versões do Phatbot continuarão a aparecer, já que o código-fonte do vírus está espalhado na internet.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/754/visualizar/