Total Security - www.totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Sexta - 07 de Maio de 2004 às 08:43
Por: Observador

    Imprimir


A propagação do uso do sistema operacional de código aberto Linux, criado há 12 anos, é uma realidade nas empresas brasileiras e tende a crescer. De acordo com dados da E-Consulting, por exemplo, 78% das empresas pesquisadas utilizam Linux no servidor em pelo menos uma aplicação. Esse sistema operacional mostra ter cada vez mais competitividade e bom desempenho quando o assunto é Internet.

Empresas de comunicação como Grupo Estado, InfoGlobo e Gazeta Mercantil já apostam nessa ferramenta que, além de tudo, ajuda a reduzir os custos com licenças de software.

O grupo Estado usa Linux da Red Hat desde 1995 em seus servidores que suportam o portal do Estadão e os sites dos produtos da casa, como a Agência Estado. "O Linux tem mais estabilidade e mostrou-se mais eficiente e seguro para esse tipo de aplicação de web, especialmente nas máquinas que geram informação", conta o diretor de tecnologia Demi Guetschko, acrescentando que o aspecto segurança também é um dos fatores que justifica a aposta da companhia.

Ele faz a analogia do software livre com uma salsicha a granel e do software proprietário com a salsicha em lata. "A salsicha a granel, que fica exposta é naturalmente mais resistente ao ambiente. Já a da lata, quando aberta, fica muito mais vulnerável", diz ele, acrescentando que, quando há um problema no sistema, a resposta da comunidade do Linux é muito rápida do que em sistemas proprietários.

De acordo com o executivo, a estratégia da empresa é utilizar software livre sempre que possível e a companhia utiliza outros softwares gratuitos internamente, como o MySQL, usado no banco de dados, onde também roda solução da Oracle. A infra-estrutura de tecnologia conta com 180 servidores com diferentes configurações, com processadores AMD K62 a Atlon e que suportam toda a interface web. Os computadores são montados pela própria equipe de tecnologia, que conta com 21 pessoas, das quais 16 trabalham no desenvolvimento de aplicativos e soluções.

"A infraestrutura é capaz de suportar até oito vezes a média diária de tráfego nas páginas do portal", diz o gerente de redes e desenvolvimento web do grupo Estado, Eduardo Luca Pinto. Mensalmente, o portal do Estadão registra perto de 200 milhões de pageviews. O pico foi atingido no acidente do avião da TAM, em outubro de 1996. A interface dos desktops dos cerca de dois mil funcionários do grupo ainda é Windows por uma questão cultural, pois o objetivo é também usar Linux e a suíte de produtividade gratuita OpenOffice nos desktops. "Nosso objetivo é fazer uma migração aos poucos", diz acrescentando que a meta é, pelo menos, dobrar a economia anual de US$ 2 milhões com licenças.

A Gazeta Mercantil utiliza Linux nos servidores do firewall da rede há três anos. O InfoGlobo - empresa das organizações Globo responsável pelas marcas dos jornais O Globo, O Dia, Extra e o Diário de São Paulo, recentemente integrado ao sistema - iniciou em julho de 2003 a implantação do projeto de consolidação de servidores Intel da Dell com sistema operacional Linux da Red Hat nos quais rodavam o ERP (sistema de gestão integrada) da SAP. "O custo foi infinitamente menor do que seria se fosse implementado com um sistema operacional proprietário com servidores Risc", diz o coordenador de TI do InfoGlobo, José Alves Machado Jr., acrescentando que o tempo de resposta do ERP aumentou de 20% a 50% em alguns casos. O investimento na migração foi de cerca de US$ 200 mil.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/745/visualizar/