Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 11:43
Por: Observador

    Imprimir


A companhia norte-americana Forgent Networks abriu processos na última quinta-feira (22/04) contra 31 empresas sob a alegação de infração de patente para a técnica de compressão utilizada no formato JPEG de imagens digitais.
Entre as empresas processadas estão Apple Computer, Dell, Eastman Kodak, Hewlett-Packard, IBM, Macromedia e Xerox. Todas foram processadas depois da Forgent tentar firmar acordos de licenciamento similares ao que conseguiu com a Sony, destacou o diretor de relações com investidores, Michael Noonan.

Os arquivos JPEG (Joint Photographic Experts Group) são utilizados por vários produtos de hardware e software para exibir imagens digitais. O procedimento utilizado na compressão a fim de criar um arquivo JPEG das companhias processadas infringe o método utilizado pela Forgent, conforme alegou.

Em 2002, a companhia havia anunciado que fecharia acordos de licenciamento com empresas que vendessem produtos que adotassem a técnica de compressão. Agora, com o fracasso das negociações, a Forgent decidiu processar tais companhias.

A Microsoft não está entre as empresas processadas, mesmo diante do fato do sistema operacional Windows e o navegador Internet Explorer estarem entre os produtos que mais utilizam a tecnologia JPEG. A Forgent ainda está negociando com a Microsoft os licenciamentos, segundo Noonan.

Até o momento, nenhuma das empresas processadas se manifestou sobre o assunto.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/723/visualizar/