Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Segunda - 16 de Fevereiro de 2004 às 14:05
Por: Spy_Pc

    Imprimir


Agora que a indústria de TI (tecnologia da informação) está aparentemente recuperada da desaceleração enfrentada nos últimos anos, a Intel começa a discutir a nova era tecnológica.Segundo executivos do setor, a crescente mobilidade, a “casa digital”, o grande volume de dados e os aplicativos cada vez mais complexos estarão entre os temas debatidos no Intel Developer Forum, que acontece entre os dias 17 e 19 de fevereiro, em San Francisco (EUA) no complexo Moscone Center West.


Normalmente a Intel dedica sua conferência bianual à análise de seu progresso no último semestre e faz uma prévia dos produtos e tecnologias em desenvolvimento. Nesta edição do IDF, porém, o foco estará não apenas nos avanços de seus laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, mas na maneira como a tecnologia se aplicará a projetos do mundo real.


Paralelamente ao IDF, a Intel realizará a primeira Solutions Conference, destinada a gerentes de TI, desenvolvedores de software e outros profissionais que não costumam participar do evento para especialistas em hardware. A empresa fez esse teste em conferências do IDF em outros países, revela John Davies, vice-presidente do grupo de vendas e marketing da Intel.


Frank Spindler vice-presidente do grupo de tecnologia corporativa e diretor dos programas de Tecnologia e Indústria da Intel, chegou a comentar que seu grupo estuda a possibilidade de levar o evento para a América Latina, ou mais especificamente para o Brasil. Entretanto ainda é necessário definir quais os assuntos que seriam mais interessantes para os desenvolvedores locais, como ocorre hoje na edição européia onde a ênfase seria nas tecnologias de comunicação, enquanto que na ásia, os temas são mais voltados para plataformas de hardware.


Os palestrantes da Solutions Conference falarão sobre o empenho da Intel em trazer a tecnologia para indústrias verticais específicas, como a de saúde. "Além disso, tratarão das estratégias próprias da Intel para o desenvolvimento de tecnologias", diz Davies. Ambos os eventos ocorrerão paralelamente, cada um em um andar diferente do Moscone West.


Desktops

Apesar das mudanças, a principal notícia virá da Systems Conference – outro evento paralelo ao IDF. Craig Barrett, CEO da Intel, abrirá o evento nesta terça-feira com uma palestra sobre por que acredita que a empresa saiu fortalecida da recessão, conta Pat Gelsinger, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Intel. "Barrett apresentará produtos e tecnologias que manterão a força da companhia no futuro", acrescenta Gelsinger.


Também na terça-feira, após o pronunciamento de Barrett, Louis Burns, vice-presidente da divisão de plataformas de desktop da Intel, trará mais detalhes sobre a nova estratégia da companhia para a casa digital.


Assim como vez durante a CES (Consumer Electronics Show), a Intel deve passar grande parte da IDF promovendo seu conceito de PC de entretenimento e o chipset Grantsdale, que usa tecnologia de extensão de 64 bits.


A idéia é q esse chip set seja a base de uma nova plataforma de desktop que irá suportar o novo soquete LGA 775 para chips P4 Precott e o novo barramento PCI Express cuja altíssima velocidade abriria um novo mundo paras as novas tecnologias de informação que fazem parte do conceito da casa digital.


Outro assunto novo que será tratado nesse evento será o lanámento da arquitetura UWB (Ultra Wideband architecture) uma tecnologia de rede de uso pessoal (PAN) que irá incluir uma nova interface chamada Wireless USB.


Mike Fister, gerente-geral da divisão de plataformas corporativas, também faladurante o IDF. Fister abordará temas envolvendo o futuro das linhas de processadores Xeon e Itanium. Juntamente com Bill Siu, vice-presidente da divisão de desktops, Fister discutirá a próxima geração de processadores e chipsets para desktops, capazes de aumentar a performance dos softwares atuais, bem como dos programas do futuro, revela Gelsinger.


Fontes sugerem que a Intel planeja apresentar durante o evento um processador com extensões de 64 bits. No entanto, não deixam claro se a novidade é um chip para servidor ou um processador para desktops.


A companhia planeja anunciar uma “versão do Intel Xeon para servidores com dois processadores e estações de trabalho” durante o IDF, segundo executivos da própria Intel. São esses equipamentos que têm sustentado o Opteron, da AMD, com a tecnologia de extensão x86. Diversos outros grandes fabricantes de servidores, incluindo a IBM e Sun Microsystems, implementaram CPUs com o Opteron.


Mobilidade

Anand Chandrasekher, vice-presidente da divisão de plataformas móveis, fará seu discurso na tarde de terça-feira. Na oportunidade, Chandrasekher planeja fazer uma análise do progresso da Intel no que diz respeito à mobilidade e dar pistas sobre o futuro do Centrino em máquinas além dos notebooks, de acordo Gelsinger.


Sean Maloney começará o terceiro dia do IDF com sua primeira palestra no comando da nova divisão de comunicações da Intel. Maloney, vice-presidente executivo e gerente-geral da divisão, falará sobre “a onda de banda larga sem fio”, também conhecida como tecnologia de rede WiMax. Além disso, ele fará um anúncio sobre a próxima geração de tecnologia de memória flash, segundo Gelsinger.


Como de costume, Gelsinger encerrará a conferência com uma análise das descobertas e criações dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Intel. Segundo ele, seu dicurso focará no número cada vez maior de aplicativos que demandam terabytes (tera é o prefixo que representa um trilhão) de memória ou velocidades de terbits por segundo de banda larga.


Gelsinger diz que novas arquiteturas e aprimoramentos serão necessários para tornar a “era tera” possível. E essas arquiteturas, segundo ele, também darão origem a novos aplicativos em áreas como a de reconhecimento visual e virtualização de gráficos, ainda impossíveis com a tecnologia disponível atualmente. A maioria desses aplicativos não estará pronta antes do fim deste década, outras devem aparecer mais cedo, prevê Gelsinger.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/499/visualizar/