Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 14 de Fevereiro de 2004 às 12:32
Por: th3sco

    Imprimir


A empresa Adicional distribuidora de soluções para desenvolvimento de projetos eletrônicos, está trazendo para o Brasil, o DSP Blockset 5.1, da americana The MathWorks (TMW).Trata-se de um poderoso software que permite a geração de código de sistemas de processamento de sinais e simulações envolvendo a sincronização de múltiplos sinais, em várias velocidades e provenientes de diversas fontes. O universo de aplicações é grande: ele pode ser usado para sincronizar sinais digitais em sistemas de voz sobre IP, ou para o alinhamento de imagem em sistemas de mapeamento via satélite, ou na consolidação de informações em sistemas de controle de processo, por exemplo.

O DSP Blockset trabalha no ambiente Simulink, da TMW, uma das mais disseminadas ferramentas para modelagem, análise e simulação de aplicações dinâmicas de engenharia, do mercado. O sistema executa simulações multicanais (em que várias entradas de sinais são processadas ao mesmo tempo) e com característica "multirate", isto é, em várias taxas de velocidade, quando utiliza blocos com tempo de amostragem diferentes.

De acordo com Rodrigo Santos, engenheiro de aplicação TMW da Anacom, o software é ideal para sistemas que utilizam sinais de várias fontes e modalidades para a consolidação de processos. Este é o caso de segmentos como telecomunicação, aeroespacial, militar e de controle (automação).

"No mundo todo, esta tecnologia é usada para o desenvolvimento, principalmente pela melhoria na performance de distribuição de dados e operações `multirate` encontradas em comunicação, processamento da fala/áudio/vídeo, controle digital, radar/sonar e eletrônicos de consumo e medicina", explica. E cita como exemplo aplicações de voz digital, nas quais o DSP Blockset permite desenvolver soluções de transmissão de dados e voz pelo mesmo canal.

O novo software, distribuído pela Anacom, agrega funcionalidades como agilidade no processamento, eficiência na simulação dos projetos e aumento da acuracidade e da segurança na comunicação, em simulações e modelagem tanto no ambiente Simulink® como no MATLAB®, ambos da TMW. Santos explica que o MATLAB manipula uma variedade de tarefas de computação matemática em engenharia e ciência, desde a aquisição e análise de dados até o desenvolvimento de aplicações.

No ambiente Simulink, por exemplo, o Blockset trabalha os blocos de simulação dos sistemas para gerar código C, exclusivamente para processadores digitais e acrescenta recursos como aumento do número de ensaios dentro do simulador. Já no MATLAB, processa dados multicanais, em tempo real, e dados multirate, em que propaga, automaticamente, o tempo correto do ensaio e o tamanho do frame de unidade a unidade, mesmo que estes sofram mudanças nas taxas de transmissão.

Além disso, o DSP Blockset possui mais de 150 blocos validados para design, verificação e implementação de sistemas de processamento de sinais e oferece uma ampla variedade de técnicas para processar sinais digitais, incluindo conversores, armazenamento provisório, filtro digital e álgebra linear. Desta forma, é possível desenvolver projetos rápidos e simular sistemas. Tudo em tempo-real.

A solução conta também com escopos interativos, analisadores e outras ferramentas para visualização de sinais, validação de resultados de simulação e suporte a dados polimórficos para simulação. Outro benefício é a integração com o Real-Time Workshop® e o Real-Time Workshop Embedded Coder, o que permite gerar automaticamente código C ANSI/ISO C, embarcados, de alta qualidade oriundo dos modelos Simulink DSP. "Para se ter uma idéia, o código gerado utiliza função de reuso. Assim, quando parâmetros em mais de uma unidade são idênticos, gera apenas uma cópia. O resultado é um código compacto e estável que requer pouquíssima memória", completa Santos.

Vale ressaltar que o DSP Blockset suporta tanto o processamento baseado em frame (provas consecutivas) de dados transmitidos como em provas individuais. Como muitos algoritmos de processamento de sinais requerem o uso de números complexos - transformadas Fourier e in-phase e modulação de quadratura (I & Q), cada unidade no DSP Blockset processa e propaga sinais complexos e reais, sem requerer unidades separadas para processamento desses dados. A solução simula também fixed-point ou floating-point; Simulink integral e dados booleneanos como correlação/auto correlação, FFT e FIR e inclui uma biblioteca sobre tempo de operação de funções otimizadas DSP.


Fonte: ABN - Agência Brasileira de Notícias




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/491/visualizar/