Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 07 de Fevereiro de 2004 às 11:36
Por: x_kURt

    Imprimir


O Pentágono cancelou seu projeto chamado LifeLog, um esforço ambicioso para construir um banco de dados capaz de rastrear informações sobre toda a vida de cada cidadão.Mantido pela Darpa, o braço de pesquisa do Departamento de Defesa, o LifeLog tinha o objetivo de reunir, num único lugar, absolutamente tudo o que os indivíduos fazem, vêem ou dizem: ligações telefônicas feitas, programas de TV assistidos, revistas lidas, passagens aéreas compradas, e-mails enviados e recebidos. A partir desse oceano aparentemente infinito de informações, cientistas da computação poderiam traçar rotas que mapeariam relacionamentos, lembranças, eventos e experiências de cada norte-americano.
Os defensores do LifeLog afirmam que esses diários individuais abrangentes poderiam se tornar uma memória virtual praticamente perfeita, dando aos seus usuários assistentes computadorizados com um registro praticamente completo sobre o que fizeram no passado.

O projeto, no entanto, desagradou os ativistas da privacidade no exato instante em que foi divulgado. Para eles, o LifeLog pode se tornar a ferramenta definitiva para a perseguição de indivíduos pelo Estado.

Pesquisadores que trabalharam no projeto dizem não saber por que ele foi abandonado no final de janeiro. A Darpa não ofereceu qualquer explicação para o silencioso cancelamento. Uma mudança nas
prioridades foi a única razão dada pela porta voz da agência Jan Walker ao ser ouvida por Wired News. Apesar disso, outros esforços da Darpa usando tecnologia da informação continuam avançando.

O LifeLog é o último numa série de programas controversos cancelados pela Darpa nos meses mais recentes. O TIA, sigla de Consciência de Informações sobre Terrorismo, foi eliminado pelo Congresso norte-americano, embora muitos analistas creiam que sua pesquisa continue funcionando em sigilo. Outro programa, conhecido como FutureMap, que criava uma espécie de bolsa de apostas para futuros ataques terroristas, foi quase imediatamente abandonado depois que seus detalhes vieram a público em julho.

Sempre pensei que o LifeLog seria o terceiro programa (depois do TIA e do Futuremap) que deixaria as pessoas assustadas se sua política de privacidade não fosse bem clara, disse Peter Harsha, diretor de assuntos governamentais da Computing Research Association. A Darpa está mais tímida agora, disse Lee Tien, da Electronic Frontier Foundation, uma ONG contrária a muitos dos projetos da agência. Depois do TIA, eles descobriram que não sabem lidar com tantas críticas.

Que pena, dizem os pesquisadores da inteligência artificial. O LifeLog teria abordado um dos principais problemas no desenvolvimento de computadores pensantes: como pegar a massa não-estruturada da vida e recordá-la como uma série de episódios distintos - uma viagem a Washington, um jantar de comida chinesa, a construção de uma casa. Obviamente, ficamos um tanto desapontados, disse Howard Shrobe, líder de uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que passou semanas preparando uma proposta por uma verba do projeto nessa área. Estávamos muito interessados no aspecto tecnológico do programa, em como ajudar uma pessoa a capturar e organizar sua experiência de vida. Este é um tema de grane importância para a IA e a ciência cognitiva.

Na opinião de Tien, o cancelamento significa que a Darpa simplesmente não pode mais dizer que está apenas fazendo a tecnologia, e que não tem responsabilidade sobre a forma como será usada.

As pesquisas da iniciativa privada nesse sentido continuam progredindo. Na Microsoft, por exemplo, o pioneiro da minicomputação Gordon Bell trabalha para desenvolver seu programa de armazenamento de lembranças, chamado MyLifeBits. David Karger, colega de Shrobe no MIT, acredita que os esforços vão continuar na Darpa, também: Estou certo de que a pesquisa vai continuar a ser financiada sob outro nome. Não creio que a agência vá simplesmente pular fora de uma área tão importante.

Fonte: Wired News




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/457/visualizar/