Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 14 de Janeiro de 2004 às 15:47
Por: R0NiN

    Imprimir


O típico internauta evita assistir televisão e é bem sociável, segundo um estudo sobre hábitos dos usuários da Internet divulgado hoje e que derruba alguns mitos que relacionam o usuário da Web à imagem de geek, aquele indivíduo fanático por tecnologia.
As conclusões do primeiro relatório do Projeto de Internet Mundial apresenta uma imagem da média dos internautas que contrasta com o estereótipo do solitário geek, que gasta seu tempo livre na Internet e raramente se relaciona socialmente.

Ao contrário disso, o típico usuário da Internet é um ávido leitor de livros e se engaja socialmente mais do que os não-usuários, afirma o estudo. Além disso, assiste em média cinco horas a menos de televisão do que os que não se interessam pela rede.

"O uso da Internet está reduzindo a audiência da televisão ao redor do mundo enquanto tem pouco impacto nos aspectos positivos da vida social", disse Jeffrey Cole, diretor do Centro de Comunicação da UCLA, universidade que organizou o projeto.

"A maioria dos internautas acredita nas informações que encontra online, principalmente os sul-coreanos", disse Cole à Reuters. "Os mais céticos são os suecos".

A pesquisa foi realizada em 14 países: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Itália, Espanha, Suíça, Japão, Macau, Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan, China e Chile.

O estudo, no entanto, confirma algumas tendências do uso da Internet como o fato das classes mais ricas da população serem as usuárias mais freqüentes e existirem mais homens internautas do que mulheres. Mas os números variam muito de país a país.

Cole acrescentou que a exclusão digital parece estar diminuindo ao redor do mundo. Em sete de 12 países com informações sobre o assunto disponíveis, mais de 20% da classe social mais humilde navega na Internet.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/342/visualizar/