Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Segunda - 12 de Janeiro de 2004 às 17:05
Por: j0shua

    Imprimir


Cuba limitará a partir do sábado 24 de janeiro o acesso particular ao servidor local de Internet, impossibilitando a conexão à rede de assinantes telefônicos que utilizam serviços em moeda nacional, informou a empresa estatal de telecomunicações (Etecsa).Uma resolução do ministro de Informática e Comunicações, Ignacio González Planas, de 31 de dezembro, afirma que é "procedente regular o acesso ao serviço de navegação pela internet, adotando medidas que contribuam para a proteção contra o roubo de senhas, as degradações intencionais e o uso fraudulento e não autorizado do serviço".

De acordo com o texto, excetuam-se apenas aqueles que por necessidade social e com caráter limitado recebam autorização dos chefes de Órgãos e Organismos da Administração Central do Estado e instituições do país".

O serviço telefônico em Cuba tem dois tipos de assinantes, os particulares e instituições nacionais, que pagam suas tarifas em pesos cubanos (26 pesos por um dólar), e os estrangeiros, tanto particulares como instituições, que pagam as contas em dólares.

A Etecsa informou que entrará em vigor a limitação do acesso ao número de servidor para as chamadas com origem em números com pagamento em moeda nacional não convertível".

A empresa acrescentou que os clientes que se conectam à rede mundial de computadores em números restritos podem continuar utilizando os serviços autorizados de conexão a internet através de um cartão telefônico pré-pago, vendido em dólares nos postos de correio da capital cubana.

O serviço de internet em Cuba também tem dois tipos de clientes: as instituições e profissionais autorizados que pagam em pesos cubanos, e os estrangeiros, pessoas ou instituições, que pagam em dólares.

Um cidadão cubano comum não pode pagar por uma conta particular de internet para sua residência. Se quiser navegar na rede, precisa comparecer aos postos de correio e pagar em dólares.

As autoridades alegam que a medida obedece as limitações do país para conectar-se ao serviço, dando prioridade ao que consideram uso social da internet (escolas, instituições públicas, etc.).

Fonte: AFP




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/332/visualizar/