Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Terça - 21 de Janeiro de 2014 às 08:52

    Imprimir


A Microsoft confirmou que vai continuar oferecendo seu programa de limpeza de malware para usuários do Windows XP até 14 de julho de 2015, mais de um ano depois de encerrar as atualizações de segurança do sistema operacional, cujo final está marcado para abril de 2014.

"A ferramenta da Microsoft chamada Malicious Software Removal Tool (MSRT) está alinhada com os mecanismos antivírus da companhia e vai continuar a ser oferecida para o Windows XP ", disse um porta-voz da empresa por email.

A MSRT é atualizada mensalmente com uma lista de alvos específicos nas grandes famílias de malware que a Microsoft acredita serem mais perigosos naquele período. Ela é distribuída por meio do  serviço Windows Update da Microsoft e também pelo serviço corporativo Windows Server Update Service (WSUS) em toda "Patch Tuesday," a data mensal em que a empresa libera as atualizações e correções de segurança para os consumidores. A MSRT se instala automaticamente e inicia sua missão de "encontrar e destruir" eventuais invasores. Os usuários também podem fazer o download manual da MSRT no site da Microsoft.

A ferramenta não é um software antivírus, mas sim um utilitário de limpeza programado para erradicar malware que já esteja escondido no Windows PC. O programa foi lançado em 2005. A idéia de estender a disponibilidade da MSRT para o Windows XP é parte da decisão da empresa de oferecer novas assinaturas de assassinos de malware para clientes usuários de XP que utilizam o software antivírus gratuito Security Essentials.

Inicialmente a Microsoft tinha dito que pararia de enviar atualizações do Security Essentials depois de 8 de abril de 2014, mas concedeu adiar até 14 de julho de 2015, numa confirmação silenciosa de que ainda há um uso muito grande do XP no mercado. Dentro de menos de três meses, a Microsoft vai liberar a última atualização pública de segurança para o Windows XP, encerrando finalmente 13 anos de suporte para o sistema operacional.

A Microsoft não explicou ainda que canais vai utilizar para distribuir o assassino de malware entre 8 de abril de 2014 e 14 de junho de 2015, mas se ela continuar a entregar o  MSRT via Windows Update, a ferramenta poderá ser uma arma valiosa para conter infecções em PCs com o XP.

Se uma família de programas maliciosos aparecer ou um vírus mais antigo começar a infectar um grande número de PCs Windows, incluindo os que rodam XP, a Microsoft poderá revisar a MSRT para que ela possa alvejar os invasores e eliminá-los, e enviar automaticamente para equipamentos com o XP. Isso não só vai manter os usuários remanescentes do XP em segurança, como também vai evitar que máquinas mais antigas sejam usadas por hackers como plataforma de ataque contra equipamentos usando Vista, Windows 7 e Windows 8.

A ferramenta MSRT é extremamente popular entre os usuários e ocupa o segundo lugar dos software mais baixados no Download Center  da Microsoft.

Segundo a empresa de métricas Net Applications, a base de usuários do Windows XP deverá ainda ser muito grande - 29% de todos os PCs Windows até o final de dezembro de 2014.






Fonte: Computerworld

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/3094/visualizar/