Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quinta - 25 de Dezembro de 2003 às 11:28
Por: R0NiN

    Imprimir


As autoridades norte-americanas anunciaram ter encerrado a investigação conjunta das empresas Pressplay e MusicNet, depois de concluir que os serviços não causaram danos aos consumidores.A divisão antimonopólio do Departamento de Justiça disse que a ampla investigação não encontrou provas que apóiem as "teorias" de que os serviços de música online são anticompetitivos. A Pressplay é propriedade da Roxio e o MusicNet pertence a Bertelsmann e EMI, subsidiárias da Time Warner.

O departamento vinha investigando as empresas conjuntas de música online há aproximadamente dois anos e meio. Averiguava mais amplamente como os grandes selos controlam a distribuição online de música protegida pela lei de direitos autorais.

Os grandes selos musicais por trás dos serviços de música online vinham recebendo críticas por parte de alguns legisladores, que os acusaram de tirar os rivais menores do negócio, ao se recusar a conceder-lhes licenças para conteúdo musical.

Em um comunicado, o chefe da divisão antimonopólio disse que as preocupações são infundadas. "Nenhuma das várias teorias de dano competitivo que a divisão analisou foi respaldada por fatos", assinalou Hewitt Pate.

O departamento disse ainda que suas preocupações também foram anuladas por causa de acontecimentos em prol da competitividade no negócio da música, que permitiram aos consumidores baixar canções individuais de um número crescente de fornecedores online, assinar serviços e copiar músicas baixadas para CDs.

"Os consumidores agora contam com uma crescente variedade de fontes autorizadas, das quais podem comprar música digital, e os consumidores estão utilizando esses serviços mais e mais", afirmou Pate.

Uma porta-voz da Roxio, que comprou a Pressplay e a usou na construção de seu serviço de música digital Napster 2.0, não estava disponível de imediato para fazer comentários, nem o porta-voz da Napster. Um porta-voz da MusicNet afirmou desconhecer a decisão do Departamento de Justiça e portanto não poderia emitir nenhuma opinião.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/282/visualizar/