Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 25 de Outubro de 2011 às 09:05

    Imprimir


A hora da verdade chegou para a Nokia: a empresa deve lançar seu primeiro dispositivo com Windows Phone 7 nesta quarta-feira (26/10), durante o evento Nokia World, em Londres, na Inglaterra. Caberá ao CEO Stephen Elop convencer consumidores, operadoras, desenvolvedores e redes de varejo de que eles estão prontos para enfrentar a Apple, com seu iPhone 4S, e a Samsung, cujos aparelhos da linha Galaxy são os principais representantes da plataforma Android.

Nos últimos meses, desde que a companhia anunciou a parceria com a Microsoft, sua participação no mercado de smartphones diminuiu drasticamente, e as vendas do Windows Phone 7 nem ensaiaram uma reação.

“Elop foi muito claro ao dizer que a Nokia World servirá para revelar os primeiros produtos da linha, e são a grande esperança da fabricante para recuperar o acirrado setor de celulares top de linha”, afirmou o analista Geoff Blaber, da CSS Insight.

Para ele, as operadoras também estão ansiosas por uma alternativa o duopólio do iPhone do Android. “Elas precisam que a Nokia volte para o jogo, pois vêm se tornando gradativamente dependentes do SO da Google, o que, sem dúvida, as deixará em uma situação complicada em um futuro próximo”.

A grande aposta da Microsoft

“Aliciar a Nokia foi uma bela jogada da Microsoft. Embora sua marca não seja tão forte quanto antes e sua participação esteja caindo em quase todos os mercados, você não pode ignorar sua fantástica cadeia de produção e competentes centros de distribuição, que entregam dispositivos em praticamente todos os países”, disse Blaber.

Especula-se que dois aparelhos serão lançados no evento de quarta. Um top de linha e outro de menor desempenho, assim como a HTC já fez com o Titan e o Radar. Por mais que smartphones com telas de 4,7 polegadas tenham aparecido nos últimos meses, a Nokia deve insistir em modelos menores.

Em junho, surgiu um vídeo na web no qual Elop demonstrava um dispositivo de codinome Sea-Ray, com WP7, tela Gorilla glass – resistente a quedas – e câmera de 8MP. Ele também disse que confiava no N9, que roda o SO MeeGo, desenvolvido em parceria com a Intel.

A fabricante finlandesa diz que seus smartphones terão diferenciais em relação aos da plataforma Android e o iPhone. No entanto, não detalhou o que exatamente os colocará em destaque.

“Eu não espero muitas novidades em relação a software e design, mas provavelmente ouviremos algo sobre mapas, já que esta tecnologia que a Nokia possui é uma das maiores frente a seus concorrentes”, disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas da Gartner. Ela acredita que a empresa terá mais a acrescentar em fevereiro, quando da realização do Mobile Wold Congress, a maior feira do setor.

O preço sugerido também será essencial, e não poderá será maior do que 550 dólares – sem subsídios das operadoras – de acordo com a especialista.

A Nokia anunciou que lançará os smartphones em mercados específicos ainda este ano e, em 2012, aumentará o número de contemplados conforme parcerias com operadoras sejam fechadas. A princípio, os Estados Unidos deverão ficar de fora – já que a popularidade da empresa é muito pequena por lá – e a Europa provavelmente será priorizada.




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2590/visualizar/