Total Security - www.totalsecurity.com.br
Hackers e Cia
Segunda - 24 de Outubro de 2011 às 16:40
Por: Fontemídia Comunicação

    Imprimir


A emissão da Nota Fiscal eletrônica agora é uma obrigação para as empresas e os consumidores geralmente recebem, por e-mail, o documento fiscal junto com o boleto de pagamento. Para quem compra um produto a ser retirado na loja ou entregue em casa, seja pela loja do bairro ou na loja virtual na Internet, recebe uma cópia da nota fiscal eletrônica acompanhando o produto, mesmo que ela tenha sido emitida online.


Com a nota fiscal eletrônica surge uma oportunidade para os cyber criminosos criarem mais uma modalidade de ataque aos usuários de computador, visando roubar os dados dos consumidores através do envio de e-mail falso, imitando uma loja de grandes marcas conhecidas, simulando a entrega do documento fiscal a partir de um link oferecido, seja para baixar um arquivo, seja para ir à uma página web. Nos dois casos, o usuário deve ignorar a oferta e apagar a mensagem do computador.

As mais recentes iniciavas dos cyber criminosos envolvem falso e-mail de lojas virtuais famosas no Brasil, , que envia a nota fiscal por email após a confirmação do pagamento junto com o número do pedido e a descrição do produto adquirido no corpo do email.


Eduardo Freire, diretor da Nodes Tecnologia, responsável pela comercialização dos produtos Avira no Brasil, conta que os hackers são muito bem informados e estão constantemente navegando na internet em busca de brechas para uma tentativa de ataque. Nesta época de fim de ano, onde as compras online aumentam, a probabilidade de os hackers se aproveitarem dessa modalidade de compra online é muito grande. O usuário deve estar atento na origem do email antes de clicar no link. Padronizar o cadastramento de emails também é outra dica. Assim fica mais fácil o usuário controlar se aquela nota fiscal deveria realmente chegar naquele email ou se deveria chegar em outro endereço.


O diretor da Nodes Tecnologia explica que “as lojas costumam enviar o número do pedido e informações sobre o produto no e-mail. Verifique se estas informações conferem. Além disso, a loja envia uma chave de acesso numérica para a nota fiscal eletrônica que deve ser inserida no site da Receita Federal. As lojas costumam enviar o link da Receita Federal, se o usuário tiver dúvida, não clique no link, abra o navegador e entre no site da Receita Federal. Os hackers costumam maquiar os links maliciosos com outros nomes para disfarçar, então acessar o site da Receita Federal, digitando o endereço no browser é mais seguro”.


Outra dica dada pelo executivo para que os usuários fiquem livres dos cyber criminosos é manter seu sistema operacional e todos os programas de computador sempre atualizados. “Os criminosos atingem o objetivo pelas brechas de segurança em qualquer software instalado. Se o usuário não faz esta manutenção, o risco é realmente alto e os prejuízos também”, ressalta.
 




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2589/visualizar/