Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quinta - 12 de Maio de 2011 às 12:43

    Imprimir


Um aplicativo criado pelos pesquisadores da Georgia Tech se propõe a ajudar os internautas a gerenciarem melhor sua conexão à Internet – e garantir que os provedores do serviço de banda larga estão entregando aquilo que prometem.

Chamado de Kermit, o programa foi mostrado na quarta-feira (11/5) em uma conferência em Vancouver (Canadá). Surge em um momento em que diversas empresas estão sendo acusadas de reduzir a velocidade que dizem oferecer – principalmente na hora em que o usuário começa a fazer downlods pesados.

A denúncia vale tanto para o acesso via 3G como o por fio e atinge companhias do mundo inteiro, inclusive as que operam no Brasil.

“É amplamente reconhecido, mesmo pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês), que as pessoas não estão recebendo a velocidade que é anunciada”, afirmou Beki Grinter, professor da Escola Interativa de Comunicação da Geórgia, e membro da equipe de desenvolvimento do aplicativo. “O Kermit permite que internauta veja detalhadamente como está o acesso em sua casa”.

Ainda assim, o software foi construído de modo que mesmo um usuário com poucos conhecimentos técnicos consiga usá-lo e entendê-lo, defendem os pesquisadores. Ele exibe, em tempo real, a qualidade de conexão de cada dispositivo do lar – computadores, consoles de game ou TVs, por exemplo – permitindo que se decida qual receberá mais banda, ou mesmo bloqueando-a completamente – para pais que queiram impedir que seus filhos usem o videogame à noite, por exemplo.

Também é possível examinar o histórico da conexão, verificando padrões – a velocidade cai nos fins de semana, justamente quando a maioria dos downloads é feita? Ou isso ocorre nos horários de pico, durante a semana?

O aplicativo ainda não está disponível para download. Testes estão sendo feitos, e, segundo a Georgia Tech, sua liberação não deverá demorar muito.




Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2507/visualizar/