Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quinta - 18 de Dezembro de 2003 às 03:30
Por: R0NiN

    Imprimir


Esqueça aquelas quatro operações baratinhas compradas na esquina.As poderosas calculadoras Texas Instruments são quase PDAs turbinados, especializados em moer números. Isso atrai uma legião de fãs e programadores como Patrick Pelissier, que criou o PedroM, um sistema operacional open-source similar ao UNIX para estas máquinas.

O novo sistema operacional é pequeno (ocupa apenas 192K de espaço na Flash ROM), o que deixa muito espaço livre para o software (228K de RAM e 1900K para dados), e é capaz de executar 95% dos programas escritos em assembly para o sistema AMS (Advanced Math Software) 1.0x. A interface do sistema se parece com um shell UNIX: basta digitar um comando no prompt e teclar Enter para executá-lo. É possível receber arquivos usando a shell, e executá-los ao fim da transmissão simplesmente pressionando Enter.

Um histórico dos comandos executados e um recurso para completar o comando atual (semelhante ao uso da tecla TAB num shell Linux como o Bash) também estão presentes. Programas em execução podem ser abortados com a combinação On+Esc, e há um seletor de tarefas. Você também pode abrir múltiplas shells, e alternar entre elas à vontade. Até mesmo o redirecionamento de entrada e saída, comum em sistemas UNIX, está presente: os fluxos stdin, stdout e stderr podem ser manipulados com os operadores >, <, 2> ou |.

O sistema roda nas calculadoras da Texas Instruments baseadas na família de processadores 68K da Motorola, como as TI-92+, TI 89 e Voyage 200, e no emulador VTi. A versão 0.80 (beta) do software, disponível sob a licença GPL, pode ser baixada gratuitamente no site Ti-Calc.org.




Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/249/visualizar/