Total Security - www.totalsecurity.com.br
Tecnologia
Sábado - 02 de Abril de 2011 às 08:30

    Imprimir


O Institute of Electrical and Electronics Engineers aprovou o padrão IEEE 802.16m, para a próxima geração do WiMax, que pode proporcionar velocidades de download de mais de 300 Mbps.

O IEEE 802.16m, também conhecido como WirelessMAN-Advanced ou WiMax-2, foi desenvolvido como o próximo passo na evolução do padrão tecnológico WiMax, o 802.16e. Já está em desenvolvimento há mais de quatro anos e surge em um momento em que maioria das operadores, em operação no mundo, já se comprometeu em desenvolver redes 4G LTE (Long-Term Evolution), padrão que possui algumas das características básicas da tecnologia WiMax, mas foi consolidada por um grupo de padronização tecnológica diferente.

A Samsung é um dos grandes fabricantes a apostar no padrão WiMax-2. A empresa já fez demonstrações públicas de uma versão provisória da norma 802.16m, usando velocidades de 330 Mbpsm, ano passado, durante a CEATAC, realizada em Tóquio.

O padrão IEEE 802.16m utiliza várias técnicas, tais como a Mimo (Multiple-In Multiple-Out), capaz de gerir múltiplos fluxos de dados. E também pode ser usaoa com unidades de femtocell e redes capazes de se auto-organizarem.

No ano passado, a norma 802.16m foi reconhecida como uma tecnologia 4G pela ITU (International Telecommunication Union), juntamente com a LTE-Advanced. No entanto, a ITU redefiniu a sua terminologia sobre as tecnologias de 4G posteriormente, admitindo nesse conjunto algumas das normas criadas com as melhorias em 3G.

O padrão WiMax é usado como serviços fixos e móveis de banda larga em muitas partes do mundo. A versão 802.16e WiMax móvel foi aprovada na década passada, bem antes do LTE. Mas é o LTE que está recebendo maior suporte por parte da indústria. Mesmo a Clearwire, maior fornecedora de WiMax no mundo, tem feito testes com modelos de serviço com LTE. Além disso, no início deste ano, os fabricantes mundiais de celulares apoiaram a aprovação da versão final do LTE-Advanced, com capacidade para aumentar a velocidade de 1 Gbps.




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2475/visualizar/