Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 16 de Dezembro de 2003 às 17:57
Por: R0NiN

    Imprimir


O projeto BARWN (Bay Area Research Network) visa criar uma rede wireless gratuita cobrindo várias áreas de São Francisco, na Califórnia, e levar o acesso à Internet às massas, sem a burocracia e custos dos provedores de acesso.Idealizado por Tim Pozar, o coração do sistema fica em uma montanha próxima a San Francisco, chamada San Bruno. Em seu topo, um prédio abriga torres e antenas de várias estações de rádio, entre elas uma antena omnidirecional pertencente ao projeto. Com uma visão de 360 graus da cidade, a antena transmite seu sinal para outros 29 pontos de acesso espalhados pela cidade, que por sua vez o retransmitem à vizinhança, cobrindo uma distância de até 400 metros ao redor de cada ponto.

O espaço para a antena principal é cedido por uma estação de rádio em troca de acesso à Internet, e o link é fornecido pela United Layer, um provedor da região. Qualquer pessoa com um notebook ou computador de mesa equipado com um cartão Wireless pode acessar gratuitamente a rede.

Com um pequeno investimento, e um ângulo de visão direto com San Bruno, qualquer um também pode criar seu próprio ponto de acesso e expandir o alcance do projeto. Para os interessados em ajudar, mas sem conhecimento em eletrônica e informática, projetos como o SFLan podem construir um ponto de acesso por cerca de US$ 1 mil, o que inclui computador, placas, antenas, sistema operacional e instalação física da antena.

Tim Pozar pretende agora disseminar seu projeto, e está em negociações com a cidade vizinha de Marin County para a implantação de uma rede similar.

Fonte: Magnet




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/243/visualizar/