Total Security - www.totalsecurity.com.br
Internet
Quarta - 02 de Fevereiro de 2011 às 08:10

    Imprimir


Há meses, os engenheiros do Google vinham percebendo uma curiosa semelhança entre alguns resultados das páginas do gigante das buscas e do Bing, buscador da Microsoft. Intrigados com a situação, eles passaram a dar mais atenção ao caso, analisando melhor as estatísticas e os resultados de busca, além de terem realizado uma bateria de testes para comprovar a teoria de que o Bing estaria efetivamente copiando os resultados de busca conseguidos pelo algoritmo do Google.

A dúvida surgiu quando os resultados de busca do Bing para termos soletrados erroneamente, como "torsoraphy", retornavam como site mais relevante o mesmo sugerido pelo Google para o termo já corrigido - no caso, "tarsorrhaphy", explica o site Gizmodo. Acreditando que tais informações provinham de análise de dados provenientes de usuários que utilizassem o Internet Explorer associado à barra de ferramentas do Bing e com a funcionalidade "sites sugeridos" acionada, o pessoal do Google montou uma armadilha: alteraram o algoritmo das buscas para algumas palavras-chave bastante esdrúxulas, que nenhum ou pouquíssimos usuários chegassem a buscar, para acompanhar o que aconteceria com os resultados do Bing para a mesma busca.

Semanas depois, termos como "hiybbprqag", "mbzrxpgjys" e "indoswiftjobinproduction" retornavam no Bing o primeiro resultado sugerido pelo Google, que por sinal não tinha nenhuma relação com a palavra-chave buscada, explica o site Search Engine Land. A armadilha acabou apenas comprovando o que o pessoal do Google já desconfiava, mas a Microsoft nega que esteja copiando os resultados do maior buscador do mundo. "Usamos diversos indicadores e abordagens em nossos resultados de busca. Nosso objetivo é determinar cada vez melhor a intenção da busca, de forma a oferecer as respostas mais relevantes", teria dito um porta-voz oficial da Microsoft, de acordo com o site ZD Net.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2411/visualizar/