Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Terça - 01 de Fevereiro de 2011 às 11:12
Por: Tony Bradley

    Imprimir


Em poucas semanas, várias contas de gente famosa nas redes sociais foram invadidas. É o caso do presidente da França, Sarkozy, da pop-star Selena Gomez e do menino prodígio da internet Mark Zuckerberg. E, como parece que as redes sociais vieram para ficar, o lance agora é preservar seus dados enquanto usa a internet.

O porta-voz da McAfee, agora pertencente à Intel, enviou uma relação com as melhores práticas para ficar protegido na web. A seguir, sete pontos-chave nas dicas do profissional:

1. Atualize o navegador

As versões mais modernas dos browsers têm configurações de segurança mais avançadas e seguras que os de seus pais e avôs. Entre as vantagens está a identificação de ataques via phishing.

2. Use redes seguras

É ótimo usar as redes WiFi abertas em praças de alimentação, mas elas são – no mínimo – inseguras, para não dizer perigosas. Sem a proteção de criptografia instalada, qualquer pessoa ao seu redor pode ler e interpretar informações que você envia enquanto usa a rede social e faz compras.

Se for navegar nessas redes, mantenha sua rota de sites elementar e , sempre que puder, dê preferência às conexões SSL (HTTPS), disponíveis para sites como Gmail, Facebook e Hotmail.

3. Sobre senhas

Varie. Evite ao máximo o uso de senha-mestre. O mesmo vale para o nome de usuário. Assim, se alguém roubar suas credenciais no Twitter, por exemplo,  não terá acesso garantido ao seu email usando a mesma senha.

4. Verifique a URL

Antes de inserir senhas e outras informações pessoais em sites, verifique se o endereço na barra da URL é o de costume. Tem muito site especializado em imitar a interface com pequenas alterações no endereço. Assim, Facebook.com pode vir disfarçado de Facebook.hacker.org – se você não notar essa diferença seus dados irão “rodar”.

5. "Baixe aki as imagens"

Assim começa uma variedade de emails que recebemos todos os dias. Não é preciso ser nenhum gênio para ver que são ,mensagens do tipo spam e que podem ser danosas aos seus dados e à saúde do PC. Então, a segura mas eficaz dica do “não clique” vale para esse tipo de email.

6. Limpar histórico e fazer logoff

Se tiver de usar uma máquina pública, seja em um hotel ou em bibliotecas, tenha certeza de efetuar essas duas operações ao sair de sites que exigiram login ou em que inseriu informações pessoais. Uma alternativa inteligente é usar a navegação anônima – normalmente disponível nos browsers. Ao terminar a sessão, vale apagar os arquivos temporários (o cachê) deixando a trilha limpa.

7. Antivírus, entendeu?

Essa lista não estaria completa se não incluísse a recomendação de cuidar de seu PC de maneira apropriada. Ter uma conjunto básico de ferramentas para proteger o sistema, tais como firewall, antivírus e anti-spyware faz parte da vida de usuário responsável da internet. Se você vacilar nesse quesito, muitas pessoas de sua rede de contatos podem pagar por isso. Além disso, esse software deve estar sempre atualizado, pois novas ameaças são descobertas todas as horas do dia e a proteção contra essas potenciais epidemias demoram algumas horas para sair.

Sem precisar de PhD em tecnologia, é perfeitamente dar conta da segurança essencial com base nessas dicas. Acredite: 90% das ameaças são controláveis com esses cuidados simples.





Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2404/visualizar/