Total Security - www.totalsecurity.com.br
Segurança
Quarta - 01 de Dezembro de 2010 às 17:54

    Imprimir


Com o objetivo de fomentar a cultura de maior segurança no uso da Internet, o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, negocia com o Governo do Distrito Federal a criação de um programa piloto para incluir conteúdos ligados ao tema às escolas do ensino médio.

“Boa parte das falhas de segurança têm relação com o comportamento dos jovens na rede. Na verdade, eles não têm noção de segurança. Queremos levar a segurança da informação para escolas do ensino médio e começamos uma conversa com o governo do Distrito Federal. A ideia é fazer um projeto piloto que possa depois ser reproduzido”, explica o diretor do DSIC, Raphael Mandarino Jr.

As negociações com a Secretaria de Educação do DF foram interrompidas com a crise institucional aberta no DF com as denúncias de envolvimento do então governador José Roberto Arruda na cobrança de propina de empresas de informática, além da compra de votos de parlamentares da Câmara Distrital. “Vamos retomar a ideia do projeto com a posse do novo governo”, diz Mandarino.

À princípio, a ideia é incluir pelo menos oito horas de conteúdos voltados à segurança da informação na programação escolar. Num primeiro momento, aulas seriam ministradas por integrantes do governo federal ligados a área, o processo seria avaliado pela Secretaria de Educação e então multiplicado para as demais escolas.

A despreocupação dos jovens com a segurança na rede é indicada em pesquisas feitas com os próprios adolescentes. Uma das mais recentes, realizada em setembro com 400 jovens de 13 a 17 anos em todas as regiões do Brasil, mostrou que sete das dez principais atividades deles na internet envolvem o compartilhamento de informações pessoais com desconhecidos.

Ao avaliar essas sete atividades que apresentam maior risco, a McAfee indica que 83% dos adolescentes utilizam as redes sociais e trocam informações pessoais publicamente, outros 67% realizam upload de fotos, 57% compartilham vídeos, 37% postam e divulgam informações em fóruns de discussões, 36% publicam post em blogs, 31% conversam com desconhecidos por meio de chat e 5% transmitem informações sobre os locais onde vivem e se encontram.    




Fonte: Convergência Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2283/visualizar/