Total Security - www.totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Sexta - 12 de Dezembro de 2003 às 22:39
Por: mutley_sandro

    Imprimir


As preocupações relacionadas à segurança estão fazendo com que os diretores de tecnologia pensem em substituir os programas da Microsoft por aqueles baseados no Linux em seus desktops.Uma pesquisa realizada pelo banco de investimentos Merill Lynch revelou que 58% dos CIOs (chief information officer) nos Estados Unidos e Europa consideram migrar seus sistemas para o Linux por causa de seus melhores índices de segurança.

De acordo com a pesquisa, os diretores norte-americanos de TI (tecnologia da informação) estão mais dispostos a aderir ao Linux do que os europeus.

Segundo relatório divulgado pelo Merill Lynch, os problemas com segurança podem prejudicar os negócios da Microsoft, principalmente sua nova política de licenciamento.

O documento diz que as falhas nos produtos da gigante do software levantam sérias questões sobre as vantagens de aderir ao programa Software Assurance, podendo abrir as portas para os rivais de código aberto.

O programa de licenciamento implica na constante atualização dos produtos da empresa, e foi uma forma da Microsoft garantir a permanente venda de seus softs. Os plano acabou aumentando os custos de software para muitos clientes. Mas a Microsoft, na tentativa de tranquilizá-los, modificou sua política de licenciamento, oferecendo serviços e privilégios adicionais, incluindo o direito de usar a mesma cópia do programa em um computador doméstico e outro corporativo.

Más notícias

A pesquisa do Merill Lynch ainda trouxe mais más notícias para a Microsoft. Cerca de 65% dos diretores entrevistados indicaram que não pretendem fazer a atualização para o Office 2003 no ano que vem.

O novo Office não traz nenhum aplicativo extraordinário. Assim, o ciclo de atualização deve aguardar até que tecnologias baseadas em XML (extensible markup language) ganhem mais espaço no mercado, diz o relatório.

Queixa

A principal reclamação dos diretores de tecnologia está relacionada ao sistema de correção dos produtos da Microsoft. Eles dão a entender que a Microsoft ainda precisa melhorar muito seu sistema de atualizações.

Para os especialistas, as companhias não vão, de fato, migrar seus aplicativos centrais para o Linux, mas devem experimentar o sistema livre em projetos menores.

Resposta

A Microsoft respondeu ao estudo dizendo estar satisfeita com o nível de aceitação do Microsoft Office System.

Segundo um documento divulgado pela empresa, somente nos Estados Unidos, as vendas do Office 2003 no mercado de varejo já são quase duas vezes superiores às registradas na ocasião em que o Office XP foi lançado, em 2001.

O mesmo acontece no número de clientes corporativos que compraram as licenças para usar o Office 2003.

Fonte: FolhaOnline




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/227/visualizar/