Total Security - www.totalsecurity.com.br
Negócios
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 09:05
Por: Guilherme Felitti

    Imprimir


O Superdownloads confirmou nesta segunda-feira (8/2) que fechou parceria de conteúdo com o portal iG após ficar quatro anos atrelado ao UOL.

A confirmação é desdobramento direto do acordo fechado pelo Baixaki com o Terra em dezembro, se desvencilhando do iG após oito anos de parceria.

As duas movimentações marcam mudanças substanciais no mercado nacional de sites de download de arquivos, peças fundamentais na batalha de audiência travada entre os portais no Brasil.

Foi o iG quem procurou o Superdownloads pela parceria há um mês, segundo o diretor geral do site de arquivos, Mirko Mayeroff.

"Saímos de um grande parceiro e fomos para uma grande parceria. As condições são bacanas, há gente (no iG) pensando em inovar, crescer e melhorar", afirma.

Lançado em 1998, o Superdownloads estava atrelado ao UOL há quatro anos. Antes disto, o site estava associado ao Ubbi e ao Zip.Net. Segundo a empresa, o Superdownloads tem cerca de 30 mil programas disponíveis para download.

A iniciativa do iG aconteceu após o Baixaki, criado e vinculado ao portal da Brasil Telecom desde 2001, anunciar na metade de dezembro que se transferiria para o Terra.

A mudança oficial aconteceu em primeiro de janeiro de 2010 para fins de medição do Ibope Nielsen Online - assim, a base de usuários únicos do Baixaki já contaria na audiência total do Terra.

Segundo o gerente de conteúdo do Baixaki, Gustavo Bonato Abrão, a mudança tem relação com os planos do site de expandir sua atuação para a América Latina.

"Foi uma questão estratégica para expansão. O Terra, neste sentido, seria o melhor parceiro por já ter operação em todos os mercados da America Latina", afirma Bonato.

No anúncio em que oficializa a transferência, o Baixaki afirma que seu conteúdo será focado em outros países da região: "logo nossos “hermanos” vão conferir os softwares do momento já no idioma deles!".

A movimentação se explica pela importância que sites de download têm na capacidade de adicionarem audiência à base de usuários dos portais no Brasil, explica o analista do Ibope Nielsen Online, José Calazans.

"O site de download tem atrativo muito interessante para o usuário. No geral, é uma maneira dos portais atraírem audiência que faz busca por softwares para baixar músicas e programas gerais", afirma Calazans.

Questionados, nem Superdownloads nem Baixaki detalham as participações de seus sites no total de audiência nos portais que estavam antes da movimentação (UOL e iG, respectivamente).

Bonato afirma que os cerca de 10 milhões de usuários únicos registrados pelo Ibope em novembro de 2009 correspondem a um montante "significativo" do tráfego total do iG no mesmo mês. O Superdownloads não comenta sua base de usuários.

Segundo o Ibope, em dezembro, o Baixaki registrou duas vezes mais usuários únicos que o Superdownloads entre os usuários brasileiros.

Os números relativos a janeiro, que poderão demonstrar estatisticamente o resultado da mudança do Baixaki, estarão disponíveis apenas a partir de 10 de fevereiro.

A consultoria não revela os números absolutos de tráfego no Brasil para desestimular a formação de rankings entre os players nacionais.

Procurados pela reportagem, iG e UOL não comentaram oficialmente a mudança.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2193/visualizar/