Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Terça - 15 de Janeiro de 2008 às 23:19
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Os cavalos-de-tróia foram responsáveis por 25.83% dos registros de infecção realizados pelo ActiveScan, o scanner on-line da Panda Security, durante 2007. Este tipo de código malicioso totalizou 77.40% do novo malware surgido no ano passado. Isto significa um grande aumento em relação a 2006, quando os Trojans representaram 50% do novo código malicioso.

Segundo o PandaLabs, o surgimento de novos exemplares deste tipo quintuplicou a cada seis meses. A predominância do Cavalo-de-Tróia também continuou durante dezembro, quando foi responsável por 25.92% das infecções detectadas pelo ActiveScan.

“Os Trojans são peças fundamentais no modelo atual de cibercrime. Isto se deve ao fato de serem ideais para a exploração de infecções visando ganhos financeiros, o que agora é o principal objetivo dos criminosos da Internet”, explica Eduardo D’Antona, Diretor-executivo da Panda Security.

Com 25.39% das infecções detectadas pelo ActiveScan, o adware foi o segundo tipo de código malicioso mais ativo em 2007. Ele também foi o segundo em relação ao número de novos exemplares criados, contabilizando 11.20% do total.

Os worms, por outro lado, foram os culpados por 7.99% das infecções detectadas em 2007 pelo ActiveScan e 9.21% do novo malware criado. Isto representa a maior queda para uma categoria de malware com respeito a 2006, já que naquele ano eles representaram 23.21% do novo malware.

Com respeito as principais famílias de códigos maliciosos (grupos com características similares ou idênticas), em 2007, a protagonista foi a do Trojan Downloader, usado para baixar malware nos computadores. Especificamente, um Trojan desta família, Downloader.MDW, encabeçou a lista de exemplares de malware específicos mais ativos durante a última metade de of 2007.

O cavalo-de-tróia backdoor Hupigon, designado para oferecer controle remoto de computadores infectados, e os Bankers, Nabload e Banbra banker foram outras famílias que se destacaram em 2007.


Fonte: W News




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2126/visualizar/