Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quinta - 03 de Janeiro de 2008 às 23:11
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Adeus ano velho, feliz ano novo... e o que será da segurança da TI em 2008?
Tudo de bom para todos, que merecerem, é claro! Mas se preparem, que nesse ano, na minha opinião, a coisa vai pegar em relação à segurança da TI. Pragas usarão, com mais frequência redes P2P para disseminar vírus, principalmente os com intenção de BotNet. Vejo a Internet caindo algumas vezes no ano, por motivação desses ataques zumbís.

Os vírus antigos que danificam o computador -às vezes até o inutilizam-, que hoje, são quase extintos, eles praticamente não existirão mais. Não tendo nenhum vírus desse gênero na lista top10 vírus de qualquer empresa até o segundo semestre do ano.

Os vírus de pen drive serão um capítulo à parte. Mas ainda, na sua maioria, serão baseados em roubar senhas de sites de relacionamento e com o intuito banker. Se alastrarão que nem chuva de gafanhoto. Infectando 9,5 em cada 10 computadores de lan houses.

Não se preocupe se, janelinhas pop-up abrirem com anúncios de ringtones, sites pornôs, até do ML com maior frequência. Kiddies são contratados para fazer spam, disseminar na rede malwares com anúncios. Alguns chegam a ganhar de R$300 a R$4000 por quinzena. Não pasmem, mas eles são contratados por empresas para o fazer.

Mas as fraudes on-line continuarão e manterão o patamar elevado. Lógico que é um mal crônico e que, dificilmente será sanado. Em vez de fraudes com cartão de crédito, banking, o alvo principal será as e-currency [Paypal, e-Gold, pagseguro e quem sabe, o que o ML tá planejando, etc.]. Falindo, por vez, algumas grandes. Mesmo com técnicas de refund e outras interessantes, como enviar coisas materiais apenas para endereço do cadastro e que seja verificada.

Já na parte de softwares, aposto no Avira anti-vírus [caso torne o seu update grátis, dominará o mercado]. Os derivados de Sandboxie virarão febre no mercado. Por esse ponto, os usuários, se munidos das ferramentas certas, estarão um poucomenos vulneráveis.

Na parte de navegadores se vê uma retomada do Safari da Apple, no quesito segurança e compatibilidade. O FF3 vai fascinar no começo, mas explodirá com grandes e perigosas ameaças. O IE por incrível que pareça, se manterá estável, pelo menos em ambiente XP com os packs devidos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/2120/visualizar/