Total Security - www.totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Segunda - 01 de Dezembro de 2003 às 21:01
Por: R0NiN

    Imprimir


A próxima versão do kernel do Linux, a 2.6, deve sair na segunda metade de dezembro. A última versão estável liberada no kernel.org é a 2.4.22, lançada originalmente (a 2.4) em 2001...

Andrew Morton, mantenedor do kernel ao lado de Linus Torvalds, disse ao site Newsfactor.com que a nova versão trará diversas melhorias - e a principal delas será a capacidade de rodar em servidores com um número muito maior de processadores.

Com isso, contou Morton, o Linux conseguirá rodar em máquinas com até 32 processadores e, melhor, aproveitar com real eficiência a capacidade destes processadores - com, por exemplo, suporte à arquitetura de aceleração de fluxo de dados NUMA (non-uniform memory access). A baixa escalabilidade do kernel atual é justamente um dos entraves atuais para o crescimento do sistema operacional em grandes corporações.

Outro anúncio para o kernel 2.6 é que haverá poucas diferenças entre ele e as versões comercialmente disponíveis do Linux, como acontece atualmente - obrigando o usuário a optar por diferentes distribuições que não conversam entre si.

O Linux 2.6 nasce com o apoio de empresas como IBM e Sun, conta o NewsFactor.com, e também a promessa de rodar melhor e mais rápido nos desktops e de ter melhor compatibilidade com chips de 64 bits.

Apesar de sair antes do final do ano, o Linux 2.6 só deve começar a aparecer nas distribuições em 2004.

Fonte: Folha




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/199/visualizar/