Total Security - www.totalsecurity.com.br
Hackers e Cia
Sábado - 29 de Novembro de 2003 às 14:12
Por: R0NiN

    Imprimir


Um hacker norueguês famoso por derrotar Hollywood em um julgamento sobre pirataria rejeitou ontem acusações de que quebrou ilegalmente um código de proteção contra downloads de músicas.O programador Jon Johansen, 20, que foi absolvido de acusações de pirataria em janeiro, desenvolveu um software para cópia de músicas protegidas por direitos autorais e o disponibilizou na Internet menos de uma semana antes de comparecer a uma sessão em um tribunal de apelação em Oslo.

O código de Johansen permite aos usuários do serviço iTunes, da Apple Computer, quebrarem a tecnologia de proteção de direitos autorais DRM que impede a cópia de arquivos baixados do serviço.

Em um site chamado "So Sue Me" ("então me processe", em português), Johansen argumenta que os críticos "não conseguiram entender que ao usarem a DRM eles deram ao vendedor total controle sobre o produto após ele ter sido vendido" e os classifica de "incompetentes em leis de direitos autorais".

O jovem, cujo programa DeCSS para cópia de DVDs o transformou em herói entre os hackers de todo o mundo, disse ter recebido uma série de emails que o acusavam de ter violado as leis de direitos autorais ligadas ao iTunes. Promotores noruegueses vão tentar provar pela segunda vez, na semana que vem, que Johansen, apelidado de DVD-Jon, violou a lei quando, aos 15 anos, desenvolveu e distribuiu o DeCSS.

Em janeiro ele foi absolvido por um tribunal de Oslo, mas os promotores apelaram da decisão. "Meu cliente está convencido que está certo. Ele acredita que está defendendo seus direitos como consumidor", afirmou o advogado de Johansen, Halvor Manshaus, à Reuters.

Fonte: Reuters




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/194/visualizar/