Total Security - www.totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Domingo - 23 de Novembro de 2003 às 03:18
Por: R0Nin

    Imprimir


A Universidade Cornell e a Universidade da Virginia, nos EUA, pretendem entrar em disputa com a Red Hat sobre os direitos de uso do nome Fedora.Fedora é um projeto em andamento desde 1998, realizado em colaboração entre as duas universidades, para criação de um sistema open source para gerenciamento de repositórios digitais de informações. A versão 1.0 do software foi lançada ao público em maio de 2003, e amplamente divulgada em papers, sites da internet e apresentações ao público iinteressado.

Porém, Fedora também é o nome que a Red Hat escolheu, em setembro de 2003, para a versão "comunitária" da edição doméstica de sua distribuição Linux, que deixou de ser comercialmente suportada. A primeira versão, chamada Fedora Core 1, foi lançada no início de novembro deste ano.

O problema todo vem do fato de que a Red Hat pretende registrar a marca Fedora e impor restrições em seu uso, o que a Universidade não considera justo, que a utiliza há cinco anos. Também há a questão dos custos gerados pela confusão: o serviço de suporte criado pelas universidades para seu projeto vem sendo inundado com perguntas relacionadas à distribuição Linux patrocinada pela Red Hat.

Não é a primeira vez que uma confusão deste tipo acontece. Em meados de 2003 a comunidade de usuários e desenvolvedores do Firebird, banco de dados descendente do Borland InterBase, entrou em confronto com usuários e desenvolvedores do Mozilla, projeto open source que resolveu chamar a versão "light" de seu navegador de Firebird. Toda a discussão de nada adiantou: nenhum dos dois lados cedeu, e os projetos continuam compartilhando o mesmo nome.

Fonte: Magnet




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/185/visualizar/