Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 06 de Junho de 2007 às 08:16
Por: Luiz Celso

    Imprimir


57% dos computadores no mundo estão infectados por algum tipo de código malicioso, mesmo que tenham antivírus instalado. A informação é da empresa de segurança digital Panda Software, a partir da “2º campanha contra a fraude online e pela segurança na rede”.

Os dados foram coletados a partir do uso das ferramentas NanoScan beta e TotalScan beta sobre uma série de computadores. Além dos 56% de PCs infectados, mesmo com soluções de segurança ativadas e atualizadas, constatou-se que a taxa percentual de máquinas comprometidas crescia para até 65% quando as mesmas não apresentavam nenhum sistema de segurança e proteção.

“Isto não significa que as soluções de segurança sejam falhas”, declarou Jose María Hernández, vice-presidente de expansão internacional da Panda Software . “No entanto, o número evidencia que tais ferramentas devem contar com o apoio de outros aplicativos que sejam capazes de detectar um maior número de malwares”.

Ao verificar as diferentes categorias de vírus, 33% de todos os PCs que foram submetidos à análise das ferramentas online da Panda tinham algum tipo de adware , enquanto 27% deles possuíam um cavalo-de-Tróia (trojan) e 7% estavam infectados com um spyware.

Ainda no que diz respeito aos códigos maliciosos, 56% dos computadores tinham algum tipo de malware “latente”, ou seja, pragas que permanecem inativas no PC do usuário, sem causar um dano imediato, mas que podem ficar ativas a qualquer momento, promovendo ações como roubo de dados, destruição de dados, entre outros danos.

No entanto, 20% dos equipamentos analisados estavam infectados com algum tipo de praga ativa e foram registrados ainda 190 casos envolvendo phishing, que usavam nomes de instituições financeiras como Barclays, Bank of America, Grupo Santander e BB&T. Além disso, foram examinados 104 casos de loterias falsas e mais 200 ofertas enganosas de emprego.


Fonte: W NEWS




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1841/visualizar/