Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Terça - 17 de Abril de 2007 às 15:46
Por: Luiz Celso

    Imprimir


De acordo com informações fornecidas pela equipe de segurança do Skype, um vírus que ataca o aplicativo VoIP (Voz sobre IP) do programa está rastreando endereços de e-mail e direcionando usuários a sites que hospedam softwares maliciosos.

Segundo o blog da F-Secure, uma vez que máquina é infectada, o vírus manda um link malicioso via mensagens instantâneas para outros usuários da lista de contatos do Skype da pessoa.

A F-Secure ainda informou que o link leva a um arquivo executável, que faz o download de um cavalo-de-tróia capaz de baixar outros softwares maliciosos. Então ele mostra a foto de uma mulher seminua.

O link também direciona os usuários para ao menos oito sites com informações sobre a África. Segundo o consultor sênior de tecnologia da Sophos PLC, Graham Cluley, ainda não está claro qual tipo de dano essas páginas têm intenção de causar. Alguns dos sites, contudo, possuem propagandas que indicam que este pode ser um tipo de fraude por clique - truques usados para se obter cliques em banners de anúncios, que geram rendimento aos donos dos sites.

A F-Secure chama o vírus de IM-Worm:W32/Pykse.A, e a Sophos o nomeou Mal/Pykse-A.A F-Secure chama o vírus de IM-Worm:W32/Pykse.A, e a Sophos o nomeou Mal/Pykse-A.

O Skype foi atingido por vírus no passado, mas nenhum deles causou grandes danos - e dessa vez não deve ser diferente. “Acredito que esse não é do tipo que vai longe,” disse Cluley.

O consultor ainda declarou que isso acontece principalmente porque o malware espalhado via mensagens instantâneas geralmente não infecta tantas pessoas quanto o malware espalhado através de maneiras mais convencionais, como por e-mail. Uma opção é o usuário retornar a uma mensagem instantânea suspeita e perguntar ao emissor sobre o link. A ausência de resposta pode indicar que algo está incorreto.

Cluley diz que alguns malwares sofisticados, transmitidos por mensagens instantâneas, podem gerar uma resposta automática para enganar o usuário que clica no link. Porém esse não parece ter essa capacidade. De qualquer forma, ele configura o Skype para o status de “não perturbe”, que bloqueia chamadas que estão a caminho e outras notificações, além de também prevenir o usuário de responder a uma mensagem instantânea, disse Cluley.


Fonte: IDG NOW!




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1810/visualizar/