Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Segunda - 09 de Abril de 2007 às 08:24
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Os sistemas de Terceira Geração (3G) de telefonia celular já são uma realidade em países da Europa, Estados Unidos, Austrália e Japão. No final de 2006 mais foram registrados mais de 150 milhões de celulares 3G em operação no mundo.

E o que o usuário ganha com a 3G? Para aqueles que utilizam o celular apenas para voz, ou seja, falar com outras pessoas, muda muito pouco.

O que a 3G acrescenta aos sistemas atuais de celular é uma conexão de dados de alta velocidade, ou seja, a Banda Larga Móvel.

Os sistemas 3G existentes no mundo oferecem uma conexão de dados com velocidades próximas a 1 Megabit por segundo (Mbps), cerca de dez vezes superior à velocidade de conexão oferecida pelos sistemas GPRS/EDGE em operação no Brasil.

A Banda Larga móvel oferecida pela 3G coloca em outro patamar a utilização de serviços no celular como:

• Entretenimento (música, jogos, vídeos etc.)
• E-mail e acesso a serviços corporativos
• Serviços de informação e localização
• TV móvel
• Mobile banking e pagamentos via celular.

A 3G promete dar fim ao sofrimento dos usuários destes serviços no Brasil, submetidos hoje a conexões de baixa velocidade e a restrições de capacidade de rede. Abre-se um novo campo para os desenvolvedores destes serviços que poderão propiciar aos usuários uma experiência mais rica.

Além dos serviços listados acima, as conexões 3G são uma alternativa de acesso em banda larga à Internet, competindo com o ADSL das operadoras de telefonia fixa e o cable modem das operadoras de TV a cabo. A conexão de desktop ou notebook à Internet é efetuada utilizando como modem o próprio telefone celular, um celular na forma de uma placa PCMCIA ou um pequeno modem 3G do tamanho de um celular convencional que se conecta ao computador através de uma porta USB.

A Vivo foi a primeira operadora de celular a ter uma rede 3G em operação no País. Esta rede, de tecnologia EVDO apresenta, no entanto, cobertura limitada a apenas algumas regiões de 24 cidades brasileiras.

Em junho, a Telemig Celular começa a colocar sua rede 3G em operação, na cidade de Belo Horizonte. A operadora mineira será a primeira prestadora do serviço de telefonia móvel do Brasil a ter uma rede 3G em operação comercial com a tecnologia utilizada pelas operadoras GSM em todo o mundo (WCDMA/HSDPA). Esta tecnologia deve ser adotada por todas operadoras de celular do Brasil, inclusive a Vivo.


Apesar de outras operadoras, como a Claro, terem freqüências disponíveis em 800 MHz para a implantação do 3G por aqui, a exemplo do que está fazendo a Telemig, as operadoras estão esperando a licitação de freqüências de 3G, a ser promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) este ano, para implantar suas redes.

A expectativa é que uma implantação massiva de redes 3G ocorra entre o final de 2007 e início de 2008.

Finalmente, um aspecto que não pode ser esquecido é a disponibilidade de aparelhos 3G a preços acessíveis, possível apenas com o ganho de escala obtido pelo crescimento da quantidade de celulares 3G no mundo.


Fonte: IDG NOW!




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1801/visualizar/