Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 19 de Novembro de 2003 às 22:05
Por: tron

    Imprimir


Esqueça as partidas de Unreal Tournament ou Counter-Strike. Para muitos internautas o mais novo esporte virtual é o "Scam Baiting", a prática de enrolar, expor, humilhar e geralmente se divertir às custas de golpistas que prometem fortunas a quem ajudá-los.Conhecido como "419 Scam", o golpe consiste basicamente em um e-mail desesperado, geralmente enviado por um filho (ou irmão, primo, viúva) de um ditador (ou presidente, general, empresário) africano que morreu (ou foi deposto, desapareceu) em uma guerra (ou golpe de estado, acidente macabro). O texto menciona milhões de dólares, retidos em alguma instituição, que devem ser imediatamente transferidos para o exterior ou serão perdidos. Os golpistas procuram "parceiros" (leia: vítimas) para ajudá-los nesta transação, que ganharão como recompensa uma porcentagem do dinheiro.

Não é preciso muita análise para desconfiar de que a oferta é boa demais para ser verdade, e certamente um golpe. Mas isso não impede que muitas pessoas caiam no conto e tenham suas contas bancárias e economias de uma vida inteira zeradas. Vítimas mais infelizes que foram convencidas a viajar para a Nigéria foram mortas. O número delas é tão grande que o FBI e a Interpol tem unidades especiais trabalhando com polícias locais de países como Nigéria e a Holanda (Amsterdam tem sido usada como base para os golpes) para prender os vigaristas.

Deixando o lado sério da história, muitos internautas resolveram ver se os golpistas são tão crédulos quanto suas vítimas. Fazendo-se passar por interessados no negócio, eles criam as histórias mais absurdas e dão corda para descobrir até que ponto os vigaristas podem chegar. Um internauta criou uma história fantasiosa, envolvendo a necessidade de dinheiro rápido para fugir dos EUA após assassinar sua esposa e uma amiga, e assinou como "James T. Kirk" (o capitão de Jornada nas Estrelas), com direito a passaporte com foto do ator William Shatner em uniforme da Frota Estelar.

Outra "vítima" respondeu como Gillian Anderson (A Scully de "Arquivo X"), anexou algumas fotos sensuais e após uma história complexa, envolvendo David Duchovny e Neo (de Matrix) conseguiu fazer o golpista se apaixonar e pedi-lo em casamento. Alguns conseguiram até mesmo fazer com que os golpistas enviassem "documentos" e outras provas do crime digital à agências do FBI e da Polícia Federal Mexicana. Não demorou muito para que sites como o 419 Eater e o Scamorama surgissem, reunindo as histórias de vários internautas em um só lugar.

Os sites encorajam a prática do scam baiting e aceitam contribuições dos leitores. A lógica é que se os golpistas gastaram seu tempo (com o download da mensagem, leitura, filtros, etc...) você também tem o direito de gastar o deles, e que quanto mais gente fizer isso, menos tempo eles terão para lidar com as verdadeiras vítimas e talvez decidam mudar de ramo.

O único pré-requisito para se juntar à "turma" é saber um pouco de inglês. Nem é necessário domínio completo do idioma, pois os golpistas também não são experts na língua de Shakespeare. Mas tenha cuidado: nunca divulgue informações pessoais ou que possam identificá-lo, e não acredite em uma só palavra do que for dita. Os golpistas são perigosos e profissionais no ramo, embora não pareçam.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/174/visualizar/