Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 10 de Fevereiro de 2007 às 08:05
Por: Luiz Celso

    Imprimir


A Suprema Corte da Alemanha decidiu na última segunda-feira (5/2) que a polícia não pode acessar computadores de suspeitos remotamente. O ministro alemão Wolfgang Schäuble é a favor do acesso remoto aos computadores de suspeitos e um software espião para auxiliar nas operações também está sendo criado.

De acordo com um pesquisador da Kaspersky, que publicou uma nota sobre o assunto no blog do site VirusList, o governo alemão admitiu que um existe um projeto para criar um cavalo de tróia espião para auxiliar os policiais. O projeto envolve 2 programadores e uma verba de de 200 mil euros (aproximadamente R$450 mil).

A Suprema Corte decidiu que o acesso remoto não pode ser comparado com formas já regulamentadas de investigação. Geralmente a polícia precisa de uma autorização para obter e analisar computadores, documentos e outros pertences do suspeito e, quando estes são apreendidos, o suspeito normalmente está presente. Na comparação com o grampo telefônico, a corte entendeu que telecomunicações ao vivo são diferentes de arquivos previamente salvos no computador.

O cavalo de tróia iria capturar dados do computador e enviar às autoridades, que poderiam utilizar os dados na investigação. Não há informações sobre como o cavalo de tróia seria introduzido no sistema dos suspeitos, mas acredita-se que seja por meio do uso de falhas de segurança ou e-mail, dois métodos comumente usados por criminosos virtuais.

De acordo com o site Deutsche Welle, o ministro alemão pode tentar mudar a legislação do país para que o software espião policial possa ser usado. “Se isso acontecer, será a primeira vez em que a lei foi mudada a favor de malwares”, escreveu o pesquisador da Kaspersky no blog da VirusList.

Defensores da medida acreditam que terroristas poderiam ser capturados mais facilmente, pois a investigação poderia ser conduzida de forma mais rápida e eficaz. Membros dos partidos da esquerda alemã vêem o uso do software como um ataque aos direitos do cidadão.

A Alemanha não é o primeiro país que admite ter desenvolvido um software espião. A Suíça admitiu fazer testes com um programa que, ao ser instalado em um computador, seria capaz de monitorar as ligações VoIP, de forma semelhante a um grampo telefônico comum. O FBI confirmou a existência, mas não o uso, de um programa chamado Magic Lantern que seria capaz de capturar dados enviados via e-mail, salas de bate-papo e mensagens instantâneas.


Fonte: Linha Defensiva




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1705/visualizar/