Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 06 de Janeiro de 2007 às 21:25
Por: Luiz Celso

    Imprimir


As gigantes rivais do mundo da tecnologia, Microsoft e Apple, vão mostrar suas visões do futuro digital em dois eventos diferentes nos próximos dias. No domingo, o fundador da Microsoft, Bill Gates, vai inaugurar a feira de tecnologias Consumer Eletronics Show (CES, na sigla em inglês), com uma palestra sobre o papel da sua empresa no futuro do mundo interligado.

A casa digital e a chegada da era de alta definição serão os principais temas da CES, de acordo com especialistas. Na terça-feira, em São Francisco, o diretor da Apple, Steve Jobs, vai falar aos fãs da marca.

Duelo

Aparelhos que transportam conteúdos digitais pela casa ¿ de computador para computador, ou para TV, hi-fi e outros produtos ¿ já estão disponíveis há alguns anos, mas a batalha pela sala de estar digital ainda está sendo travada. Empresas como a Netgear, D-Link, HP e Intel devem mostrar novos produtos na CES que facilitarão a montagem de uma casa digital e a troca de arquivos como filmes e músicas.

Essas empresas se aliaram à visão da Microsoft de conectividade. A multinacional tem feito parcerias em diversas partes do mundo para levar conteúdo de vídeo pela internet e para usar uma plataforma para compartilhamento de conteúdo com o novo sistema operacional da Microsoft, o Vista. Essa deve ser a despedida de Bill Gates da CES. Espero uma boa dose de nostalgia nessa noite, afirma o especialista Michael Gartenberg, diretor da consultoria em tecnologia Jupiter. A Apple não estará presente, mas vai projetar uma enorme sombra na feira.

É possível que acontece uma fuga em massa na noite de segunda-feira das pessoas que vão acompanhar o discurso de Jobs em São Francisco. A Apple deixou de ser apenas outra empresa de computadores para se tornar uma parte importante da indústria de consumo de eletrônicos, diz Gartenberg.

Espera-se que a Apple revele novos detalhes da sua tecnologia iTV, que compartilha vídeo e outros conteúdos digitais pela casa. A casa interconectada é uma tecnologia muito complicada ¿ você precisa de uma infra-estrutura de rede no lugar certo, de aparelhos que possam se ligar nessa estrutura e de conteúdo, afirma o especialista em tecnologias, Sean Wargo.

DVD de última geração

Mais de 140 mil pessoas devem comparecer à CES. Haverá muitas novidades sobre a casa digital, especialmente para pessoas com problemas para formar e administrar grandes acervos de vídeo, música e fotos, afirma Gartenberg. Uma das novidades da feira deve ser o DVD de última geração. Duas tecnologias incompatíveis de alta definição rivalizam na feira. De um lado, está o Blu-ray, desenvolvido pela Sony. Do outro, o HD-DVD, defendido por Toshiba e Microsoft. Quem visitar a feira vai ver sinais de qual formato está mais desenvolvido e se ambos podem encontrar uma forma de coexistir, diz Wargo.

Há informações de que a empresa coreana LG pretende lançar um aparelho de DVD compatível com as duas tecnologias. Outra novidade importante na feira, este ano, é o impacto da televisão de alta definição no mercado. Televisão de alta definição está liderando o crescimento da indústria agora. Nos Estados Unidos estamos passando por um enorme ciclo de atualização de tecnologia, afirma Wargo, que é um dos organizadores da CES. Estamos vendo uma quantidade inédita de televisões sendo vendidas no varejo agora. Isso está levando o mercado para novos picos. É agora a maior categoria de produtos.

O embate do ano passado entre Yahoo e Google também deve estar presente na edição da CES de 2007. Estamos vendo duas frentes em formação ¿ uma de hardware e de sistemas operacionais para controlar as novas tecnologias e outra de conteúdo para alimentar essa tecnologia, afirma Wargo.

Empresas de conteúdo, como as americanas Disney e CBS, também farão palestras na feira.


Fonte: BBC Brasil




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1626/visualizar/