Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 25 de Março de 2006 às 18:29
Por: Informante

    Imprimir


O Internet Explorer tem a opção de ativar o Supervisor de Conteúdo. Com isso, faz-se regras locais pro usuário local poder ou não acessar determinados sites. Porém, essa regra pode facilmente ser quebrada.O Windows, desde a versão 98, implantou um banco de dados de opções gerais e o nomeou como System Registry. Esse banco pode ser usado por qualquer programa, desenvolvido ou não pela Microsoft. Cria-se um registro em determinado setor e grava-se ali as informações desejadas, mantendo assim um perfil do usuário daquela máquina.

Porém qualquer usuário pode editar esses registros manualmente, tornando assim a escolha do System Registry um pouco inseguro para guardar dados que deveriam ser seguros.

No caso do Internet Explorer, a supervisão de conteúdo grava os dados, inclusive a senha, nesse banco de dados. Apesar da senha não ser gravada em modo ´Plain Text´ (texto legível), é possível apagar a senha, desabilitar o supervisor e entrar normalmente em qualquer site da internet, inclusive gerar uma nova senha para proteção.


Como ativar o Supervisor de Conteúdo

Entre no seu Internet Explorer, clique em Ferramentas - Opções de Internet, escolha a aba Conteúdo, clique no botão de Configurações, vá na aba Geral e clique no botão Criar Senha. Coloque uma senha de sua escolha e um lembrete. Dê OK e verá que o botão mudou de nome para Alterar Senha. Clique em OK novamente. Agora clique no botão Ativar. Informe a senha que você cadastrou e pronto. O Internet Explorer está bloqueando qualquer site de ser acessado.

Tente acessar algum site e verá que irá surgir uma tela solicitando a senha de desbloqueio. Cancele para não acessar.


Agora, como desativar o Supervisor de Conteúdo sem saber a senha

Clique em Iniciar, Executar e digite "regedit" (sem as aspas). A tela do Editor de Registro irá abrir. Agora, temos duas formas de chegar até o registro que queremos. Uma, simples e fácil, é teclar F3 e mandar procurar pelo Lembrete de Senha que foi colocado quando foi criada a proteção. O sistema irá localizar e posicionar exatamente no registro que queremos.

A outra, é irmos pelo seguinte caminho:
HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Microsoft/Windows/CurrentVersion/policies/Ratings

Dentro dessa chave, acharemos basicamente o Hint (lembrete de senha) e a Key (a senha em binário).

Clicando no + ao lado do Ratings, veremos a pasta .Default, com o registro Enabled.

Esse registro (Enabled) indica se a proteção está ativada (1) ou desativada (0). Para desativar, sem alterar a senha, basta clicar duas vezes nesse registro e mudar o 1 para 0. Para ativar novamente, e deixar o computador como estava antes, basta fazer o mesmo processo, alterando agora de 0 para 1.

Feche seu navegador, abra novamente e tente acessar algum site. Se você setou o registro para 0, você irá conseguir navegar normalmente.

Se quiser trocar a senha, vá no registro Key da pasta Ratings, de um duplo clique e apague todos os dados.

Feche seu navegador, abra novamente e entre em Ferramentas - Opções da Internet, aba Conteúdo. Clique em Configurações, aba Geral e botão Criar Senha. Poderá cadastrar normalmente uma senha, como se isso nunca tivesse sido feito.


Falha de Segurança?

Na minha opinião, o Supervisor de Conteúdo não pode ser classificado como uma ferramenta de segurança, mas sim um auxílio aos pais para não permitirem que seus filhos acessem determinados sites.

Mesmo porque, essa ferramenta protege apenas ao Internet Explorer, ou seja, se for instalado o Netscape ou Firefox no computador, ambos estarão com permissão para acessar quaisquer tipos de sites.

Mas, para administradores de redes locais desavisados, essa ferramenta não pode ser usada como garantia de segurança.


Por Marcelo R. Gomes




Fonte: Eu escrevi

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1407/visualizar/