Total Security - www.totalsecurity.com.br
Hackers e Cia
Quarta - 12 de Novembro de 2003 às 12:43
Por: R0NiN

    Imprimir


O hacker Adrian Lamo, famoso por ter invadido os computadores do The New York Times, e por morar na rua, entregou-se ao FBI mas foi liberado pelo juiz federal Gregory Hollows, sob fiança de 250 mil dólares.Usando roupas surradas e com a aparência de quem não tomava banho há dias, o hacker Adrian Lamo, de 22 anos, famoso por ter invadido os computadores do jornal The New York Times, apresentou-se ontem ao juiz federal Gregory Hollows, em Nova York.

Muito tranquilo, segundo relato de Kevin Poulsen, articulista do site da empresa de segurança Security Focus, Lamo ouviu Hollows repreendê-lo e depois determinar sua soltura, sob fiança de 250 mil dólares. A mãe de Lamo assistiu a tudo, sentada de costas para o juiz, como protesto pelo alto valor da multa. Camil Skipper, assistente da promotoria, esclareceu que a medida foi necessária porque Lamo levava uma vida nômade.

“Ele viajava constantemente por todos o país, pegando caronas em trens e ônibus. Era um hacker sem-teto”, esclareceu Skipper.

Além da multa, Lamo está impedido de usar computadores e foi obrigado a procurar emprego em regime de rempo integral ou matricular-se em uma escola.

A rendição de Lamo foi negociada na manhã de ontem, entre defensores públicos e promotores. À tarde, ele vôou para Nova York, com despesas pagas pelo governo e apresentou-se a agentes do FBI.

O hacker é acusado de ter alterado os bancos de dados do Times, causando à empresa que publica o jornal prejuízos da ordem de US$ 25.000, entre fevereiro e abril de 2002. Ele teria acrescentado seu nome, número de celular e endereço de e-mail à lista de articulistas e colaboradores do jornal, classificando-se como especialista em “invasão de computadores, segurança nacional e espionagem de comunicações”.

Em entrevista à Security Focus, um dia antes de entregar-se, Lamo disse que não sentia remorsos.

“Posso mudar de vida de agora em diante, mas o que fiz, de algum modo, valeu a pena. E estou disposto a sofrer as conseqüências de meus atos”, ele declarou.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/139/visualizar/