Total Security - www.totalsecurity.com.br
Antivírus
Sábado - 04 de Março de 2006 às 13:12
Por: escritor

    Imprimir


O vírus Nyxem.D --também chamado de Kama Sutra-- ocupou o segundo lugar na lista das pragas mais ativas de fevereiro, elaborada pela empresa de segurança Sophos. O código malicioso, que em janeiro havia ficado na quarta posição, respondeu por 9,3% de todos os ataques registrados no mês passado. O Netsky.P obteve a liderança, com 13,9%.

O Kama Sutra tem como foco usuários do sistema operacional Windows e chega aos internautas via e-mails que prometem imagens do manual indiano de posições sexuais. Ele ganhou atenção depois de especialistas em segurança descobrirem que ele estava programado para destruir arquivos de máquinas infectadas (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19615.shtml)no dia 3 de fevereiro.

Depois de alguns meses na sombra do Sober.Z --programado para deixar de se espalhar no dia 6 de janeiro--, o Netsky.P assumiu a liderança do ranking. A "popularidade" desta praga, identificada em março de 2004, mostra o desleixo dos internautas na atualização de programas anti-vírus.

Outra novidade ficou por conta da aparição do cavalo de tróia Clagger.G em oitavo lugar --este tipo de código malicioso rouba informações dos usuários facilitando, por exemplo, transferências financeiras indevidas. "Para ele estar entre os dez mais, significa que chegou via spam para milhões de usuários em todo o mundo", afirmou Carole Theriault, consultora da Sophos.

Veja a lista completa das pragas mais ativas:

1 - Netsky.P (13,9%)
2 - Nyxem.D (9,3%)
3 - Bagle.Zip (8,8%)
4 - Zafi.B (8,4%)
5 - Mytob.FO (6%)
6 - Mytob.EX (3,7%)
7 - Bagle.CH (2,7%)
8 - Clagger.G (2,6%)
9 - Netsky.D (2,4%)
10 - Mytob.BE (2,3%)




Fonte:Folha Online




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1278/visualizar/