Total Security - www.totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Sábado - 04 de Março de 2006 às 12:43
Por: escritor

    Imprimir


A brasileira Pró-Linus anunciou a versão beta do Live CD 2.0 de seu sistema FeniX para Linux.


Desenvolvida totalmente em português, a nova versão é voltada para usuários iniciantes, que querem ter um sistema operacional para navegar na internet, ler e-mails, usar o OpenOffice e programas de entretenimento.


O programa aprimorou os pontos fortes do sistema, que são a detecção do hardware e o ajuste da interface gráfica, que modifica o comportamento do sistema operacional conforme a configuração do PC. Como a 2.0 ainda está em fase beta, o INFOLAB testou algumas funções da versão Live CD 1.0 para checar as características do sistema.


A sua interface gráfica é baseada no KDE, mas os criadores do FeniX alteraram essa programação e desenvolveram menus próprios, com facilidades no painel de controle, nas barras de ferramentas, entre outras alterações que deixaram o sistema muito parecido com o Windows e de fácil navegação.


Os programas que acompanham o sistema FeniX são o OpenOffice 1.1.2, o navegador Mozilla Firefox 1.0, players para diversas extensões de música, aplicativo para gravação de CD, ICQ, Irc, entre outros. Nos testes do INFOLAB, o FeniX detectou automaticamente todos os componentes do computador, como rede, som e vídeo.


O sistema possui um instalador automático de periféricos USB, compatível com memory key, impressora, câmera digital e webcam. Em relação a redes, possui um servidor Samba, para a comunicação com Windows e um servidor NFS, para integração com sistemas Linux. Dentro do próprio Live CD, existe uma ferramenta para instalação no HD. Para isso, deve-se adquirir uma licença no site de 15 reais, com suporte de 60 dias e acesso às áreas restritas do site.


Baixe o beta do FeniX Linux, aqui.



Fonte:INFO Online






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1262/visualizar/