Total Security - www.totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 03 de Março de 2006 às 16:01
Por: escritor

    Imprimir


O ministério da Indústria da Informação da China informou que seu país estabeleceu um novo conjunto de domínios de primeiro e segundo nível, segundo notícia publicada no People´s Daily online.
O novo sistema de domínio chinês passa funcionar a partir desta quarta-feira (01/03), de acordo com a reportagem. "Isso significa que os usuários de internet não precisam surfar via web através dos servidoress da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) dos Estados Unidos", diz a notícia.

O Ministério da Indústria da Informação criou versões chinesas de três domínios de primeiro nível: ".cn", ".com" e ".net", segundo a reportagem do People´s Daily.

O ministério chinês também criou dois novos tipos de domínio de segundo nível, em mandarim, para o ".cn", em algarismos romanos: um para instituições, como ".ac", para entidades de pesquisas, ".edu", para instituições educacionais, ".gov", para departamentos governamentais e "mil" para departamentos de defesa; e outro para as províncias chinesas, regiões autônomas e municípios.

China rompeu com o Icann?

Em uma primeira análise, o membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do ICANN, Demi Getshko, acredita que não se trata de uma ruptura da China com o órgão que controla esses domínios.

"Eles não abandonaram a raiz orignal", explica Getshko. "Os chineses estão criando uma estrutura em paralelo restrita a eles."

Em sua visão, os chineses não terão nenhum problema em acessar sites fora da China. O mesmo não acontece para quem está fora da China e quer navegar por alguns sites chineses.

"Os sites chineses que estiverem fora da raiz global vão estar inacessíveis", diz Getshko. "É como se eles tivessem criado uma intranet, no qual só eles podem navegar."



Fonte:IDG Now






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.totalsecurity.com.br/noticia/1259/visualizar/